Panteão Greco-Romano

From RPGWiki
(Redirected from Gaia)
Jump to navigationJump to search

[Egito, Velha Arcádia, Nova Arcádia, Germânia, Neokosmos, comunidades de Centauros, Minotauros e Ninfas].

Caos Primordial

Caos Primordial (Keter). Não é considerado um Deus e, portanto, não possui seguidores, mas representa a Força Primordial que criou o Universo, da qual surgiram Gaia (a Terra) e Pontius (o Grande Mar, além dos Mares de Poseidon).

Chronos

Cronos / Saturno (Hochma): Deus do Tempo e Pai dos Deuses, Governador da Era de Ouro da Humanidade. Detentor de todas as riquezas de Arcádia, inventor das artes e da magia.

Chronos é descrito muitas vezes como um velho senhor de barbas longas e brancas, sentado no alto das nuvens segurando uma foice longa ou uma ampulheta.

Não possui muitos seguidores.

  • Poderes Concedidos: Por ser Senhor do tempo, Chronos amplia todos os rituais que envolvam duração em +1d3 rodadas para cada Graduação do sacerdote [+1d3 para Normal, +2d3 para Bom, +3d3 para Ótimo, +4d3 para Incrível e assim por diante]. Rituais de efeito imediato não são afetados por este poder.

Gaia

Gaia (Malkuth). A Mãe-Terra, Deusa Primordial da Terra, das Florestas e de Todos os Elementos. Uma das Maiores Forças Divinas de Arcádia, venerada por praticamente todas as criaturas das Florestas das Fadas.

  • Poderes Concedidos: os Sacerdotes e Sacerdotisas de Gaia recebe um ritual extra por dia, de Círculo idêntico à sua Graduação [1o Círculo para Normal, 2o Círculo para Bom, 3o Círculo para Ótimo e assim por diante].

Todos os Sacerdotes de Gaia conhecem uma Antiga Língua da Natureza e das Florestas, que só pode ser compreendida por Sacerdotes Iniciados da Deusa Gaia. Esta língua não pode ser interpretada por Rituais Arkanos de nenhum tipo.

Zeus

Zeus/Júpiter (Hesed): Deus dos Relâmpagos e principal Deus do Panteão Grego. Sempre representado usando um manto e com um galho de folhas de carvalho na cabeça, segurando um relâmpago em suas mãos. Protetor das leis, dos fracos e da justiça, ele nunca nega auxílio aos que suplicam honestamente por sua ajuda, porém é um dos deuses mais terríveis nas punições contra os que o ofendem.

  • Poderes concedidos: Os Sacerdotes de Zeus podem invocar CAR vezes por dia um relâmpago sobre seus inimigos (para funcionar, o Sacerdote precisa estar em um local aberto). Este raio causa 2d6 pontos de dano elétrico +1d6 para cada Graduação do sacerdote [3d6 para Normal, 4d6 para Bom, 5d6 para Ótimo, 6d6 para Incrível e assim por diante]. O alvo pode fazer um Teste de WILL vs. 10 para reduzir o dano à metade.

Ares

Ares/Marte (Giburah): Deus da Guerra, da Vingança, da Energia Primordial Masculina e das situações onde a força bruta ou violência é necessária. Não invoque Ares a menos que você seja uma pessoa muito disciplinada. Os sacerdotes do Deus da Guerra podem entrar no estado de Berserker durante uma batalha, se desejarem.

  • Poderes Concedidos: Fúria de Ares. O herói pode acionar este poder CAR vezes por dia para cada Graduação [1 vez para Normal, 2 para Bom, 3 para Ótimo e assim por diante]. Ele recebe +2 em todas as jogadas de ataque durante o combate e +5 PVs, mas não pode parar de combater até vencer seus inimigos ou ser derrotado, nem utilizar-se de nenhuma Perícia, equipamento ou item mágico que exija concentração. Ele também não pode ser dominado ou ser vítima de qualquer magia ou Ritual de controle mental nesse período.

Apolo

Apolo/Febo (Tiferet): O Deus-Sol. O Brilhante, o Deus mais importante depois de Zeus. Irmão gêmeo de Artemis, sua carruagem é puxada por cavalos dourados e ele é sempre retratado com o arco e com sua lira. Descrito como um rapaz de cabelos dourados cacehados, bissexual, de beleza extrema. Seus sacerdotes utilizam as folhas de louro como símbolo.

  • Poderes Concedidos: Música Encantadora. Seus Sacerdotes podem fazer um Teste de Música+Graduação neste Poder Concedido vs. Resistência de um animal ou monstro com Inteligência [Animal] para dominá-lo. A criatura fica parada, encantada com a música, pelo tempo em que o sacerdote estiver tocando. Se a criatura for atacada neste período, ficará imune a este poder.

Afrodite

Afrodite/Vênus (Netzach): A Deusa do Amor, da Beleza e dos Prazeres, conhecida como “Aquela que veio do mar”. Seu Avatar é descrito como uma mulher ruiva, lindíssima, voluptuosa e com olhos azuis. Suas sacerdotisas são especialistas em magia sexual, magias de proteção de de amor.

  • Poderes Concedidos: Enfeitiçar Pessoas. Uma vez por dia por Graduação [1 vez para Normal, 2 para Bom, 3 para Ótimo e assim por diante], a sacerdotisa pode enfeitiçar um humanóide do sexo masculino que esteja a até 9m (6 casas) de distância. A Vítima precisa passar em um Teste de WILL vs. dif. 10 ou permanecerá sob o domínio da sacerdotisa por uma hora.

Hermes

Hermes/Mercúrio (Hod): O Mensageiro dos Deuses, Senhor dos Quatro Ventos, das Quatro Estações e dos Quatro Elementos. Retratado como um jovem atlético, carregando sempre um caduceu e vestindo sandálias aladas, patrono dos Alquimistas, dos Escritores, Astrólogos, Músicos, Artistas, Jogadores e Diplomatas.

  • Poderes Concedidos: Aptidão Hermética. O sacerdote de Hermes pode escolher quaisquer Rituais Arkanos que normalmente não poderia conjurar como Clérigo e fazê-los como Mago.

Hecate

Hecate/Luna (Yesod): deusa da Lua, “A Deusa Distante”, Deusa das Horas da Noite, do Subterrâneo, do Mundo dos Espíritos, Deusa da Feitiçaria e da Magia, Deusa de todas as Amazonas, Patrona da Magia Feminina, das Transformações, dos Encantamentos, das Encruzilhadas, das Maldições e das Tempestades Destrutivas. Seus símbolos são a chave e o caldeirão. Sua carruagem é puxada por dragões.

  • Poderes Concedidos: Caldeirão e Chave. Para cada Graduação que a sacerdotisa tiver, ela pode usar tanto o caldeirão como se tivesse a Perícia “Herbalismo” como a Chave Mágica como se tivesse a Perícia “Fechadura” para tentar abrir qualquer porta que esteja trancada (ambas com a mesma Graduação de Seu Poder Concedido).

Demeter

Demeter/Ceres (Malkuth): Deusa da Fertilidade e da Terra, Deusa das Plantações, das Sementes, do Cultivo do Solo e das Colheitas Fartas. Deusa venerada por todos os druidas e pela imensa maioria das criaturas feéricas.

  • Poderes Concedidos: Enquanto os sacerdotes de Demeter estiverem dentro de bosques ou florestas, eles recebem um bônus de Focus de +1 em todos os seus Caminhos. Este Poder não é Graduado.

Hefesto

Hefesto/Vulcano: Deus dos Artífices, dos Construtores e dos Artesãos, Deus dos Magos e Criadores de Itens Mágicos. Dizem que nenhum item mágico irá funcionar de maneira totalmente eficaz a menos que seja dedicado para o Deus Hefesto antes de ser utilizado pela primeira vez. Seus templos são sempre nas proximidades de vulcões. É o deus venerado pelos anões e duegares.

  • Poderes Concedidos: Todas as armas forjadas por um sacerdote de Hefestos recebem um bônus mágico, de acordo com sua Graduação. [+1 para Normal, Bom e Ótimo, +2 para Incrível e Superior e +3 para Heróico]. Estas armas só podem ser forjadas para seguidores de Hefesto e não podem ser vendidas em hipótese alguma (ou perderão o poder permanentemente).

Poseidon

Poseidon/Netuno: Deus dos Mares de Arcádia, Senhor de Todos os Caminhos pelo Mar. Louco é aquele que começa uma viagem de barco sem fazer primeiro as oferendas à Poseidon. Deus venerado por todas as criaturas marinhas, por todos os navegantes e por todos os marinheiros, piratas e corsários.

  • Poderes Concedidos: Um sacerdote de Poseidon recebe a Habilidade Respirar Debaixo d´Água. Além disso, ele recebe um bônus na Perícia Navegar [+1 para Normal, Bom e Ótimo, +2 para Incrível e Superior e +3 para Heróico] e, uma vez por dia, pode usar sua bússola para apontar a direção correta de uma determinada praia.

Dionísio

Dionísio/Baco: Deus das florestas, Deus Chifrudo, Salvador, Deus da Bebida e dos Prazeres, Deus dos Faunos, dos Centauros, venerado pelas Ninfas, Patrono de muitas das criaturas feéricas de Velha Arcádia. Dionísio é representado por um deus jovem, fauno, com chifres de carneiro e cascos. O objeto mágico mais sagrado deste deus é a cornucópia, representado na forma de um chifre com propriedades mágicas.

  • Poderes Concedidos: Um sacerdote de Dionísio recebe poderes relacionados com bebidas. Com Graduação Normal, pode beber quanto álcool quiser sem ficar bêbado. A partir de Bom, recebe bônus em Testes de Resistência envolvendo venenos [+1 para Bom e Ótimo, +2 para Incrível e Superior e +3 para Heróico].

Hera

Hera/Juno: A Deusa, a Grande Mãe, a Mãe Sagrada. Seu símbolo sagrado é o pavão e todos os Sacerdotes e Sacerdotisas utilizam o “Olho de Hera” como parte de suas vestimentas. Hera é a deusa da proteção do lar, das mulheres e dos casamentos. Auxiliava na fertilidade e purificação e pode ser invocada para punir os infiéis e adúlteros.

  • Poderes Concedidos: Uma vez por dia, por Graduação [1 vez para Normal, 2 vezes para Bom, 3 vezes para Ótimo e assim por diante], o sacerdote pode fazer um Teste de CAR vs. WILL de um Personagem para saber se ela está mentindo para ele ou não.

Hades

Hades/Plutão: O Deus dos Reinos Subterrâneos, Senhor de todos os Mortos e Deus Invisível. Hades é ao mesmo tempo o Sinistro Deus da Morte e o benéfico Deus da Prosperidade. Seu elmo de invisibilidade permite que apenas seus iniciados sejam capazes de enxergá-lo. Seus templos principais estão localizados em Pylos, Atenas e Olímpia.

  • Poderes Concedidos: Detectar Invisível. Sacerdotes de Hades conseguem enxergar criaturas invisíveis normalmente (este poder não funciona com espíritos, apenas com seres corpóreos invisíveis).

Riquezas. Sempre que o jogador precisar fazer uma rolagem para avaliar uma gema (só vale para pedras que o próprio sacerdote tenha encontrado pessoalmente), o jogador pode substituir um dos valores sorteados no dado (na tabela de valores finais) pelo número de sua Graduação.