Panteão Afrikano

From RPGWiki
(Redirected from Oxum)
Jump to navigationJump to search

[Egito, Afrika, Hi-Brazil, Caribbe, West]

Olorum

Olorum (Keter): É o Dono do Céu, Representado pela cor branca. Pai Celestial, Deus Único do Panteão. Reconhecido e louvado como único por todos os sacerdotes de todos os orixás.

  • Poderes Concedidos: o Sacerdote pode recrutar 1 Guerreiro afrikan por Graduação [1 para Normal, 2 para Bom, 3 para Ótimo, 4 para Incrível e assim por diante], para agir como guarda-costas do Sacerdote em missões. O Mestre controlará estes NPCs.

Iansã

Iansã (Hochma): é a Deusa Guerreira, Senhora dos Ventos, das Tempestades e Dona dos Raios. É a mulher principal de Xangô. Veste-se de vermelho, marrom escuro e branco. Seu dia é quarta-feira e sua saudação é “Eparrei Oiá !”. Seus Sacerdotes são Personagens alegres, audaciosas, intrigantes, autoritárias e sensuais. Adoram usar joias e bijuterias (sempre carregam muitas delas!). São extrovertidos, francos e amantes da natureza.

  • Poderes Concedidos: os Sacerdotes de Iansã podem conjurar uma vez ao dia por Graduação [1 vez para Normal, 2 vezes para Bom, 3 vezes para Ótimo, 4 vezes para Incrível e assim por diante], um chicote elétrico formado por um arco voltáico, durante uma batalha. O chicote é usado com a Perícia Chicote e causa [2d6+Graduação] pontos de dano. A vítima pode fazer um Teste de WILL vs. dif. 10 para reduzir o dano do chicote à metade.

Xangô

Xangô (Binah): o Orixá da Justiça, do Trovão e da Pedreira. Veste-se de vermelho e branco. Usa uma coroa e traz o oxé (machado duplo) e o xerê (instrumento musical) Seu dia é quarta-feira e sua saudação é “Kawó-Kabyesilé !”.

Poderes Concedidos: O machado sagrado de um Sacerdote de Xangô pode ser energizado CAR vezes por dia para causar dano extra (Elétrico) de +1d3 por Graduação [+1d3 para Normal, +2d3 para Bom, +3d3 para Ótimo, +4d3 para Incrível e assim por diante] durante uma batalha. O alvo pode fazer um Teste de WILL vs. dif. 10 para reduzir o dano elétrico pela metade.

Oxalá

Oxalá (Tiferet): É considerado o Pai de todos os Orixás. É o Mais Velho e o Primeiro a ser Criado. É responsável pela criação do mundo e dos seres humanos. É o orixá dos inhames novos e da agricultura, que traz as chuvas e que fecunda os campos.

  • Poderes Concedidos: O Sacerdote de Oxalá pode conjurar chuvas ou tempestades, para escurecer o dia ou para irrigar os campos, 1 vez por semana para cada Graduação [1 vez para Normal, 2 vezes para Bom, 3 vezes para Ótimo, 4 vezes para Incrível e assim por diante]. A chuva demora 1d6+3 rodadas para começar e pode ser tão forte quanto o Sacerdote desejar (mas ainda assim, não o suficiente para causar danos maiores ou enchentes).

Nanã

Nanã (Daath): é o orixá feminino mais velho do Panteão, mãe de Oxumarê e Obaluaiê. Em sua mão traz seu cetro, o Ibiri. Veste-se de lilás, branco e azul. É a protetora dos doentes desenganados. Seu dia é terça-feira e sua saudação é “Salubá !”.

  • Poderes Concedidos: CAR vezes ao dia, o Sacerdote pode realizar uma Cura pelas Mãos, restaurando Pontos de Vida de acordo com a Graduação [+1d3 PVs para Normal, +2d3 PVs para Bom, +3d3 PVs para Ótimo, +4d3 PVs para Incrível e assim por diante]. O alvo não pode acabar com mais PVs do que o seu máximo total.

Oxossi

Oxossi (Chesed): Orixá Caçador, Protetor das Matas, dos Animais da Floresta e dos Caçadores. Veste-se de verde, azul turquesa e vermelho. Traz sempre o seu ofá (arco e flecha). Seu dia é a quinta-feira e sua saudação é “Okê Arô Oxossi !”.

  • Poderes Concedidos: seus sacerdotes recebem um bônus para atirar com arco-e-flecha [+1 para Normal, Bom e Ótimo, +2 para Incrível e Superior e +3 para Heróico]. Suas flechas, assim que são disparadas, também recebem este mesmo bônus para dano e são consideradas flechas mágicas, gerando um rastro luminoso de energia.

Ossain

Ossaim (Chesed): Orixá das Ervas Medicinais e das Plantas em Geral, presentes em todos os Rituais de Iniciação no Candomblé. É representado por um pássaro pousado num ramo e seu domínio é a mata virgem. Conhece todas as plantas, todos os venenos e todos os antídotos. Veste-se de verde e rosa. Seus Sacerdotes valorizam a liberdade e não se apegam aos bens materiais.

  • Poderes Concedidos: o Sacerdote de Ossaim recebe bônus para sua Perícia Herbalismo [+1 para Normal, Bom e Ótimo, +2 para Incrível e Superior e +3 para Heróico]. A partir de Ótimo, ele se torna capaz de preparar antídotos para qualquer tipo de veneno natural, a partir de Superior, pode fazer antídotos para venenos e doenças mágicas também.

Ogum

Ogum (Geburah): É o Orixá Guerreiro. Deus do Ferro e da Guerra. Seu domínio são as retas dos caminhos, as lutas e o trabalho. Veste-se de azul escuro, verde ou vermelho. Traz sempre sua espada pronta para o ataque.

  • Poderes Concedidos: O Sacerdote ou Sacerdotisa de Ogum recebe um bônus de Perícia para Ataque com espada (válido apenas para as espadas consagradas do Sacerdote) de acordo com a Graduação[+1 para Normal, Bom e Ótimo, +2 para Incrível e Superior e +3 para Heróico].

Oxum

Oxum (Netzach): é a Rainha dos Rios, Riachos e das Cachoeiras (todas as águas doces), do Ouro e do Amor. Veste-se de amarelo, dourado, azul claro e rosa. Traz em suas mãos o abebê (espelho-leque) e uma espada se for guerreira. É a segunda esposa de Xangô. Seu dia é sábado e sua saudação é “Ora Ieiê Ô !”. Seus Sacerdotes são Personagens graciosos, elegantes e adoram jóias, perfumes e roupas caras. São voluptuosas, sensuais, esbanjam charme e beleza e possuidoras de muita força de vontade e um grande desejo de ascensão social.

  • Poderes Concedidos: os sacerdotes de Oxum são capazes de alterar sua forma, como se tivessem a Perícia Disfarces com bônus igual à sua Graduação [+1 para Normal, +2 para Bom, +3 para Ótimo, +4 para Incrível e assim por diante]. Quanto maior a Graduação, mais diferentes de sua forma original eles conseguem ficar. Para descobrir um disfarce, uma Personagem precisa fazer um Teste de PER vs. 8+Graduação do Sacerdote.

Ibeji

Ibeji (Keter): Orixás Gêmeos Protetores das Crianças e da Família. Vestem-se de azul, rosa e verde. São representados por dois bonecos gêmeos ou duas cabacinhas. Seu dia é domingo e sua saudação é “Omi Beijada!”.

  • Poderes Concedidos: Imagem Refletida. CAR vezes por dia, o sacerdote pode criar uma imagem ilusória de si mesmo (semelhante ao Ritual Imagens Espelhadas), que fica bem próxima do Sacerdote. Quando ele é acertado por um ataque ou magia, o jogador pode rolar para ver se o ataque pegou no Personagem ou em sua imagem espelhada. Caso o Ataque tenha acertado a imagem espelhada, ela é estilhaçada. O poder cria imagens de acordo com a Graduação [+1 imagem para Normal, Bom e Ótimo, +2 imagens para Incrível e Superior e +3 imagens para Heróico].

Iemanjá

Iemanjá (Yesod): Orixá da Harmonia em Família, é considerada a Rainha dos Mares e a Mãe dos Orixás. Veste-se de azul e branco ou verde claro, portando seu abebê (espelho-leque) decorado com uma sereia ou uma concha. Seu dia é sábado e sua saudação é “Odô iyá !”. É muito venerada pelos Povos do Mar, Tritões e outras criaturas marinhas que vivem nas costas da Afrika e em Hi-Brazil.

  • Poderes Concedidos: Um Sacerdote de Iemanjá nunca é atacado por criaturas marinhas naturais (peixes, tubarões, crustáceos), a menos que elas estejam sendo controladas por magia ou por outros métodos. Este poder é cancelado caso o Sacerdote ataque a criatura. Com Graduação Ótima, ele passa a não ser atacado também por monstros marinhos (monstro é qualquer criatura que não exista no Planeta Terra).

Exu

Exu (Hod): Senhor dos Caminhos, Orixá Mensageiro e Vencedor de Demandas. Por estar mais próximo da realidade humana é considerado o Orixá das causas materiais. Veste-se de vermelho e preto e seu elemento é o Fogo.

  • Poderes concedidos: Os sacerdotes de Exu podem invocar CAR vezes por dia chamas sobre seus inimigos. Esta bola de fogo causa 2d6 pontos de dano (Fogo) +1d6 para cada Graduação do sacerdote [3d6 para Normal, 4d6 para Bom, 5d6 para Ótimo, 6d6 para Incrível e assim por diante]. O alvo pode fazer um Teste de WILL vs. 10 para reduzir o dano à metade.

Ewa

Ewa: Orixá das Chuvas, Rainha dos Mistérios e da Magia, Jovem Virgem que recebeu de Orunmilá o poder de ler os Búzios (o Oráculo de Ifá). Comanda os Astros e está ligada às mudanças e transformações das Águas.

  • Poderes concedidos: Oráculo - Búzios em [Normal]. A Graduação neste Poder equivale à Graduação na Habilidade.

Oxumaré

Oxumaré (Malkuth): Orixá da Sorte, Fartura e Fertilidade. Protetor das Mulheres Grávidas. Seu domínio são os poços e fontes da mata. Veste-se de verde e amarelo ou com as sete cores do arco-íris e é representado por uma serpente. Seu dia é quinta-feira e sua saudação é “Àrobô bô yi !”. Seus Sacerdotes costumam desenvolver o dom da vidência e possuem intuição aguçada, que normalmente lhes revelam os melhores caminhos.

  • Poderes Concedidos: Uma vez por dia, por Graduação [1 para Normal, 2 para Bom, 3 para Ótimo, 4 para Incrível e assim por diante], o sacerdote pode fazer um Teste de PER vs. 10 para captar as sensações e emoções deixadas pelos Personagens que tocaram um objeto anteriormente (semelhante ao Poder Psi “Leitura de Objetos”). Quanto mais fortes as emoções, mais clara e precisa a informação que o sacerdote recebe do Mestre.

Omolu

Obaluiaê (ou Omolu, em sua forma velha): O Deus das Pestes e das Doenças de Pele. Por ser o Deus das Pestes conhece a cura de todos os males. Veste-se de branco e preto e usa um manto de palha-da-costa que encobre todo o corpo. Seu dia é segunda-feira e sua saudação é “Atotô !” Seus sacerdotes são Personagens que se preocupam demais com os outros, esquecendo de seus próprios interesses.

  • Poderes Concedidos: O Sacerdote é imune a qualquer tipo de doença natural. A partir de Ótimo, também se torna imune a qualquer doença mágica também. Além disso, uma vez por Graduação por semana [1 vez para Normal, 2 vezes para Bom, 3 vezes para Ótimo, 4 vezes para Incrível e assim por diante], pode curar qualquer tipo de doença em um herói, desde que este Personagem também seja devota de Obaluiaê ou faça um favor para o sacerdote em retorno.

Logun-Edé

Logun-Edé: filho de Oxum com Oxóssi. Seus Domínios são os leitos de rios e mares. Veste-se com uma pele de leopardo, leva em uma mão o espelho de Oxum e na outra as armas de Oxóssi. Suas cores são amarelo e azul. É representado por um pavão ou um papagaio. Seu dia é quinta-feira e sua saudação é “Olu A Ô Ioriki !”. Seus Sacerdotes são Personagens bonitos, atraentes e sedutores, carinhosos, amorosos e sensuais.

  • Poderes Concedidos: uma vez por dia por Graduação, o sacerdote pode usar seu espelho mágico para refletir uma Magia qualquer de volta ao conjurador. Neste caso, o conjurador faz um Teste de Resistência vs [8+Graduação], sofrendo os efeitos da própria magia se falhar. Este poder afeta apenas magias e também contra Rituais que afetem o sacerdote, não podendo ser usado contra rituais de área.

Obá

Obá: uma das esposas de Xangô, Orixá do Equilíbrio e da Justiça. Seu Domínio são as Águas Revoltas. Veste-se de laranja e amarelo, portando espada e protegendo a orelha com um escudo. Seu dia é quarta-feira e sua saudação é “Obá xirê !”. Os Sacerdotes de Obá são Personagens pouco atraentes, desajeitados e de temperamento forte. Aparentam ser mais velhas do que realmente são. Costumam ser bem sucedidas nos negócios e gostam de acumular bens.

  • Poderes Concedidos: O Sacerdote pode invocar a Espada e Escudo de Obá sempre que desejar. A Espada causa 1d6+Graduação pontos de dano [1d6+1 para Normal, 1d6+2 para Bom, 1d6+3 para Ótimo, 1d6+4 para Incrível e assim por diante] e o escudo providencia um bônus na Perícia Escudo também de acordo com a Graduação [+1 para Normal, Bom e Ótimo, +2 para Incrível e Superior e +3 para Heróico].