Marcelo Cassaro: Difference between revisions

From RPGWiki
Jump to navigationJump to search
No edit summary
Line 7: Line 7:
Na [[Editora Abril]], fez os quadrinhos do Zé Carioca e das séries de TV Japonesa: ''Maskman'', ''Jaspion'', ''Spielvan'',''Black Kamen Rider'', ''Changeman'' e ''Cybercop, os Policiais do Futuro'' na revista Heróis da TV. Mais tarde foi editor das revistas Progames e Gamers da [[Editora Escala]].
Na [[Editora Abril]], fez os quadrinhos do Zé Carioca e das séries de TV Japonesa: ''Maskman'', ''Jaspion'', ''Spielvan'',''Black Kamen Rider'', ''Changeman'' e ''Cybercop, os Policiais do Futuro'' na revista Heróis da TV. Mais tarde foi editor das revistas Progames e Gamers da [[Editora Escala]].


Ainda na Escala editou e roteirizou '' Street Fighter'' (revista em quadrinhos) baseada na franquia de jogos de luta de mesmo nome. Cassaro saiu da Editora Escala e passou a trabalhar na [[Editora Trama]], onde criou a revista [[Dragão Brasil]], da qual foi editor por mais de dez anos. Durante o período em que esteve na Dragão Brasil criou, junto com [[Rogério Saladino]] e [[J.M. Trevisan]], o cenário de RPG ''[[Tormenta (RPG)|Tormenta]]''. No mesmo período, Cassaro lançou diversas HQs, como as minisséries ''Victory'' (com arte de Edu Francisco) e ''Street Fighter Alpha 3'' (adaptação em quadrinhos do game de mesmo nome, com arte de [[Érica Awano]]); Cassaro e Awano repetiriam a dobradinha na bem sucedida saga em quadrinhos ''Holy Avenger'', desenhada em estilo mangá, que teve 42 edições e cinco especiais.
Ainda na Escala editou e roteirizou '' Street Fighter'' (revista em quadrinhos) baseada na franquia de jogos de luta de mesmo nome. Cassaro saiu da Editora Escala e passou a trabalhar na [[Trama Editora]], onde criou a revista [[Dragão Brasil]], da qual foi editor por mais de dez anos. Durante o período em que esteve na Dragão Brasil criou, junto com [[Rogério Saladino]] e [[J.M. Trevisan]], o cenário de RPG ''[[Tormenta (RPG)|Tormenta]]''. No mesmo período, Cassaro lançou diversas HQs, como as minisséries ''Victory'' (com arte de Edu Francisco) e ''Street Fighter Alpha 3'' (adaptação em quadrinhos do game de mesmo nome, com arte de [[Érica Awano]]); Cassaro e Awano repetiriam a dobradinha na bem sucedida saga em quadrinhos ''Holy Avenger'', desenhada em estilo mangá, que teve 42 edições e cinco especiais.


Ele também é o criador do sistema [[3D&T]], um RPG conhecido pela simplicidade, flexibilidade e total falta de realismo.
Ele também é o criador do sistema [[3D&T]], um RPG conhecido pela simplicidade, flexibilidade e total falta de realismo.

Revision as of 13:00, 15 December 2020

Marcelo Cassaro

Marcelo Cassaro (15 de agosto de 1970) é um roteirista de quadrinhos, editor veterano de revistas de RPG e escritor de ficção científica brasileiro.

Carreira

Marcelo Cassaro iniciou sua carreira na produtora Black & White & Color de Maurício de Sousa, onde trabalhou nos filme de animação da Turma da Mônica.

Na Editora Abril, fez os quadrinhos do Zé Carioca e das séries de TV Japonesa: Maskman, Jaspion, Spielvan,Black Kamen Rider, Changeman e Cybercop, os Policiais do Futuro na revista Heróis da TV. Mais tarde foi editor das revistas Progames e Gamers da Editora Escala.

Ainda na Escala editou e roteirizou Street Fighter (revista em quadrinhos) baseada na franquia de jogos de luta de mesmo nome. Cassaro saiu da Editora Escala e passou a trabalhar na Trama Editora, onde criou a revista Dragão Brasil, da qual foi editor por mais de dez anos. Durante o período em que esteve na Dragão Brasil criou, junto com Rogério Saladino e J.M. Trevisan, o cenário de RPG Tormenta. No mesmo período, Cassaro lançou diversas HQs, como as minisséries Victory (com arte de Edu Francisco) e Street Fighter Alpha 3 (adaptação em quadrinhos do game de mesmo nome, com arte de Érica Awano); Cassaro e Awano repetiriam a dobradinha na bem sucedida saga em quadrinhos Holy Avenger, desenhada em estilo mangá, que teve 42 edições e cinco especiais.

Ele também é o criador do sistema 3D&T, um RPG conhecido pela simplicidade, flexibilidade e total falta de realismo.

Junto com Marcelo Del Debbio, publicou a segunda edição do RPG de ficção científica Invasão. Em co-autoria com Norson Botrel, publicou o Guia de Classes de Prestígio. Ambos os livros foram publicados pela Daemon Editora. Cassaro já publicou sob vários pseudônimos, como Capitão Ninja e Paladino.

É autor do romance de ficção científica Espada da Galáxia e do romance de fantasia científica Lua dos Dragões.

Em 2005 deixou a revista Dragão Brasil, devido a problemas internos com a diretoria da editora. Levou sua experiência como editor de RPG para a Mythos Editora e lá criou a RPG Master. Trabalhou também junto à Manticora Editora na revista Dragon Slayer (depois editada pela Editora Escala), concorrendo diretamente com a revista que ele levou até o número "onzenta e um" (referência a O Senhor dos Anéis) no mercado de revistas RPGistas.

Nesse mesmo ano lançou Primeira Aventura!!! pela Manticora, Tormenta D20 pela Jambô Editora e Tormenta Daemon pela Daemon Editora.

Em 2006 lançou pela Editora JBC, o 4D&T, uma nova versão do Defensores de Tóquio usando o Sistema d20.

Atualmente, Cassaro trabalha na revista Turma da Mônica Jovem, na qual começou como roteirista do arco "Brilho de um Pulsar" (números 6 a 8); a trama é inspirada no longa animado "A Princesa e o Robô", de 1983 (no qual o próprio Marcelo colaborou, nas funções de intervalador e assistente de design). Também por Turma da Mônica Jovem, escreveu o arco de história "Monstros do Id" (edições 16 a 18). Cassaro também é responsável pelos layouts dos roteiros de Petra Leão, principal roteirista de "Turma da Mônica Jovem".

Ver também