USPCON: Difference between revisions

From RPGWiki
Jump to navigationJump to search
No edit summary
Line 20: Line 20:
Percebam que o editor errou as datas das USPCON 1 e 3: ambas ocorreram em abril, não março.
Percebam que o editor errou as datas das USPCON 1 e 3: ambas ocorreram em abril, não março.


Transcrito da revista [[Dragão Brasil-015|Dragão Brasil #15]], pág. 5:
Transcrito da revista [[Dragão Brasil-015|Dragão Brasil #15]] ([[1996]]), pág. 5:


:'''USPCON 7'''
:'''USPCON 7'''
Line 28: Line 28:
: Serão 172 mesas de jogo, torneios de ''Magic'' e ''Spellfire'' - ambos válidos para o Ranking Nacional -, torneio de AD&D e um ''live action'' de ''Vampiro: a Máscara'', válido para o projeto ''Brazil by Night''. Haverá também partidas para iniciantes, sorteios e exibição de desenhos animados japoneses e episódios inéditos de Arquivos X. As inscrições para os torneios de ''Spellfire'' e ''Magic'' devem ser feitas na Gibiteca Municipal Henfil, Rua Sena Madureira, 298, São Paulo - SP. Fone (011) 574-0389. Não há pré-inscrição para as mesas de RPG, e a entrada é franca.
: Serão 172 mesas de jogo, torneios de ''Magic'' e ''Spellfire'' - ambos válidos para o Ranking Nacional -, torneio de AD&D e um ''live action'' de ''Vampiro: a Máscara'', válido para o projeto ''Brazil by Night''. Haverá também partidas para iniciantes, sorteios e exibição de desenhos animados japoneses e episódios inéditos de Arquivos X. As inscrições para os torneios de ''Spellfire'' e ''Magic'' devem ser feitas na Gibiteca Municipal Henfil, Rua Sena Madureira, 298, São Paulo - SP. Fone (011) 574-0389. Não há pré-inscrição para as mesas de RPG, e a entrada é franca.


Transcrito da revista [[Dragão Brasil-022|Dragão Brasil #22]], pág. 4:
Transcrito da revista [[Dragão Brasil-022|Dragão Brasil #22]] (Jan/[[1997]]), pág. 4. Falando do evento ocorrido em Nov/1996:


:'''USPCON 8'''
:'''USPCON 8'''

Revision as of 23:01, 17 December 2020

USPCON foi um evento de RPG realizado em suas primeiras edições no Campus da Universidade de São Paulo (USP), daí seu nome: "Convenção de RPG na USP". Foi o primeiro evento de RPG realizado no Brasil.

A História da UPSCON

Transcrito da revista Dragão Brasil #13, pág. 11:

A História da USPCON
Março de 1992. Marcelo Del Debbio, Thaddeus Blanchette e os Mestres que mais tarde formariam a primeira Camarilla, reuniram-se para organizar o que seria a primeira convenção de RPG do Brasil (USPCON 1). Com pouco mais de 250 participantes (na época não haviam mais do que 1500 jogadores de RPG no Brasil inteiro), a convenção aconteceu onde hoje é a lanchonete da Engenharia Civil, na Escola Politécnica da USP - Por isso o nome USPCON. Jogos de tabuleiro, wargames e RPGs (tudos importados) eram o prato principal da convenção, que durou até às 3:00 da manhã!
No ano seguinte aconteceria a USPCON 2, agora transferida para o prédio da FAU-USP. As USPCONs eram anuais, ao contrário das RPGRIO, semestrais - razão pela qual o evento carioca encontra-se em sua sétima edição, embora seja mais recente que a USPCON. Haviam jogos de estratégia como Junta (pronuncia-se "runta"), SpaceFleet e Battlesystem, além da primeira partida de Vampire (em sua primeira edição na época), cujas vagas foram disputadas quase a tapas pelos jogadores.
Em março de 94 a USPCON 3 retornava ao prédio da FAU, desta vez com 400 participantes. Aqui acontecia a primeira partida de um joguinho de cartas desconhecido chamado Magic: The Gathering (só com cartas Alpha, Unlimited e Arabian Nights). A partir daí as USPCON tornaram-se semestrais, e a USPCON 4 abriu suas portas para 500 participantes, com jogos de todos os sistemas conhecidos (e alguns desconhecidos). Nesta convenção destacou-se um Live Action de Paranoia com 94 jogadores, e um playtest (partida experimental) do jogo INWO, antes mesmo de seu lançamento nos EUA!
E então aconteceu um desastre...
Com o fechamento dos portões da Universidade de São Paulo nos fins de semana, tornou-se impossível realizar a convenção no Campus. A quinta edição chamou-se USPCON 4½, em protesto. Nesta convenção acontecia também um Live de Killers para 30 sortudos, e uma gigantesca partida de Battletech - com um tabuleiro de vários metros quadrados. E chegamos a novembro de 1995, com a USPCON 6, que já ganhou âmbito nacional (participaram jogadores de oito estados).
Nos vemos em março de 96, na USPCON 7, se Deus quiser.

Percebam que o editor errou as datas das USPCON 1 e 3: ambas ocorreram em abril, não março.

Transcrito da revista Dragão Brasil #15 (1996), pág. 5:

USPCON 7
Nem bem terminou a USPCON 6 e já vem outra por aí. Nos dias 13 e 14 de abril será realizada a sétima edição da mais antiga convenção de RPG do Brasil. O evento vai rolar a partir das 9:00 no SESC Ipiranga, Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, São Paulo - SP.
Serão 172 mesas de jogo, torneios de Magic e Spellfire - ambos válidos para o Ranking Nacional -, torneio de AD&D e um live action de Vampiro: a Máscara, válido para o projeto Brazil by Night. Haverá também partidas para iniciantes, sorteios e exibição de desenhos animados japoneses e episódios inéditos de Arquivos X. As inscrições para os torneios de Spellfire e Magic devem ser feitas na Gibiteca Municipal Henfil, Rua Sena Madureira, 298, São Paulo - SP. Fone (011) 574-0389. Não há pré-inscrição para as mesas de RPG, e a entrada é franca.

Transcrito da revista Dragão Brasil #22 (Jan/1997), pág. 4. Falando do evento ocorrido em Nov/1996:

USPCON 8
Depois de uma longa ausência, a mais antiga convenção brasileira de RPG retorna ao lar. Desde a USPCON 4½ o evento da Camarilla vinha sendo realizado fora da USP, em protesto contra o fechamento da universidade ao público nos finais-de-semana.
Os dados rolaram na USPCON 8 nos dias 9 e 10 de novembro. Curiosamente, o público desta USPCON foi um pouco menor - talvez porque o prédio da FAU não seja de tão fácil acesso quanto o SESC Ipiranga, onde tiveram lugar as edições anteriores. O live action realizado na noite de sábado para domingo, válido para o Brazil by Night, reuniu representantes de vários estados.
Para evitar discussões como as que tem acontecido em outros encontros, foram preparados pavilhões separados para jogadores de RPG e de card games. Durante o evento foi lançado o Guia de Armas, um suplemento de apoio para múltiplos jogos (mais detalhes nesta edição).

A revista Dragão Brasil #44, pág. 2, fala da USPCON 9, ocorrida em novembro de 1998, se referindo à ela como "A Woodstock do RPG".

USPCON 9
É sempre agradável quando o Bardo tem notícias sobre novos eventos de RPG - ou, às vezes, eventos antigos que renascem! No sábado dia 7 de novembro, após uma longa ausência, tivemos o retorno da USPCON - a mais antiga convenção de RPG do Brasil.
Realizada pelos membros da antiga associação de RPG Camarilla, a USPCON reuniu um total de 149 partidas de mesa e três live actions (dois de Vampiro e um de Anjos: a Cidade de Prata). Segundo a organização, o total de participantes teria atingido a casa dos 1200 - disputando com o RPG-SP o título de segundo maior evento de 98, logo atrás do Encontro Internacional.
Novos lançamentos são praticamente obrigação em eventos de RPG, e a USPCON 9 não foi exceção. Além do recente Anjos: a Cidade de Prata (que já mostrou presença expressiva entre as aventuras inscritas; veja o quadro), tivemos a chegada de Vampiros Mitológicos, também compatível com Arkanun. Como convidados Marcelo Cassaro "Paladino" (3D&T, Invasão...), Marcelo Del Debbio (Arkanun, Trevas, Anjos...), Carlos Klimick (Era do Caos) e o ilustrador Flávio Correia (Arkanun 2ª edição, Anjos...). Destaque também para uma arena de Battletech, o play-test de um jogo de miniaturas organizado por Thaddeus Blanchete (Devir Livraria) e exibição de vídeos. (Mas, afinal, quem diabos colocou aquela fita do Calígula?)
Pontos negativos: a super-lotação no período da manhã e os preços astronômicos da lanchonete na danceteria onde foi realizado o evento. Pois é, o pessoal precisa achar urgentemente um lugarzinho maior (e com rango mais barato, por favor!) para o inevitável USPCON 10.

Infelizmente, o USPCON 9 foi o último evento.