Festival Nação HQ: Difference between revisions
No edit summary |
No edit summary |
||
Line 1: | Line 1: | ||
[[image:Naçao HQ - 2004-01.jpg|right| | [[image:Naçao HQ - 2004-01.jpg|right|400px]] | ||
Durante os dias 3 à 7 de Novembro de [[2004]], aconteceu o Festival Nação HQ de 2004 em Belo Horizonte. Confira nesse artigo de Nitro os acontecimentos da parte de RPG do evento, as palestras, os convidados e as mesas de jogo. Além disso, trazemos também as fotos do evento que marcou o retorno das atividades de RPG em BH! | Durante os dias 3 à 7 de Novembro de [[2004]], aconteceu o Festival Nação HQ de 2004 em Belo Horizonte. Confira nesse artigo de Nitro os acontecimentos da parte de RPG do evento, as palestras, os convidados e as mesas de jogo. Além disso, trazemos também as fotos do evento que marcou o retorno das atividades de RPG em BH! |
Revision as of 00:59, 4 August 2015
Durante os dias 3 à 7 de Novembro de 2004, aconteceu o Festival Nação HQ de 2004 em Belo Horizonte. Confira nesse artigo de Nitro os acontecimentos da parte de RPG do evento, as palestras, os convidados e as mesas de jogo. Além disso, trazemos também as fotos do evento que marcou o retorno das atividades de RPG em BH!
O evento "Terra da Nostalgia" aconteceu no Bahia Shopping, que fica no centro de Belo Horizonte, nos dias 3 à 7 de Novembro e foi o maior evento de RPG dos últimos tempos aqui em Belo Horizonte. O evento, feito pela Associação Cultural Nação HQ (www.quadrinho.com) e o Emcomum Estúdio Livre chamou um bom público para participar das oficinas, palestras, workshops, de quadrinhos, anime e rpg.
Tivemos a presença de J.M. Trevisan e Marcelo Del Debbio, participaram de palestras sobre RPG. Trevisan fez a leitura dos três primeiros capítulos do "Inimigo do Mundo", o romance de Tormenta de Leonel Caldela, que também estava presente no evento.
Marcelo Del Debbio falou sobre o mercado de RPG, sobre o Hy Brasil, sobre sua experiência em escrever livros e atualmente em criar roteiros para quadrinhos. O público participou muito das palestras, que estavam descontraídas e mais em um clima de "bate-papo". Augusto Shaftiel (que é natural de Belo Horizonte) falou sobre sua experiência ao escrever o livro Jihad (um futuro lançamento da Editora Daemon) e os vários romances para o cenário Trevas. Thiago mostrou a importância da pesquisa e de "botar as mãos na obra" para os aspirantes a escritores de RPG. Thiago é o autor de "Cães de Guerra" da Editora Daemon, um dos livros mais elogiados devido a sua extensa pesquisa história da 2ª Guerra Mundial.
JM Trevisan foi bastante assediado pelos fãs mineiros de Tormenta (inclusive com um escritor mineiro meio doido que o encheu de livros para autografar :) e respondeu a várias perguntas da platéia. Muitos dos participantes do evento foram para escutarem a leitura dos primeiros capítulos do primeiro romance do cenário Tormenta, o "Inimigo do Mundo". Leonel, o autor do livro, também contou sobre suas influências literárias (Bernard Cornwell, Margaret Weiss), sobre sua experiência de escrever um livro dentro de um cenário famoso como Tormenta, entre outras coisas. Destaque para o personagem Samurai, que faz parte do grupo de heróis do Inimigo do Mundo (eu adorei o cara!).
O pessoal do Grupo Círculo, conhecidos colaboradores da Dragão Brasil com artigos de RPG, apresentaram o seu novo projeto, um mini-cenário de fantasia. A apresentação foi feita com recursos de computador e chamou a atenção a belíssima arte do projeto (que será revelado com mais detalhes futuramente). Mais detalhes sobre o mini-cenário Varna serão revelados posteriormente. O Grupo Círculo é de Belo Horizonte, e foi o anfitrião dos convidados da área de RPG do evento.
Eu (Nitro) também participei das palestras, apresentando o cenário Necropia e falando um pouco da minha experiência junto com o Grupo Sefirot ao escrever o livro Mítica - Sombras no Oriente para a Editora Viu.
Havia no local uma grande sala para partidas de RPG, que ficou cheia principalmente nos fins de semana. Teve de tudo, mesas de Dungeons and Dragons, Vampire, Ópera, Mítica - Sombras no Oriente, Gurps e até mesmo sistemas mais desconhecidos como Tales From the Crypt, entre outros. Destaque para a mesa de Ópera (mestrada por Fábio Rabelo) que foi uma das mais concorridas do evento, mostrando que a tradição mineira de ser flexível e aberta a novos sistemas e cenários de RPG continua forte!
O evento foi um marco para o RPG de Belo Horizonte pelo respeito dos organizadores para com o nosso querido hobby, além de espantar todos os fantasmas do preconceito que assombraram os últimos anos a nossa capital.