Daimonomicon: Prefácio e Introdução
RASCUNHO
Introdução
Bem-vindo ao Sistema Daemon!
Se você já joga RPG de mesa (e principalmente se já adquiriu qualquer jogo que use o Sistema Daemon porque já é um fã), você pode pular com segurança este capítulo.
Por outro lado, se você estiver menos familiarizado com jogos de roleplaying de mesa, algumas explicações podem ser necessárias.
O que é este jogo?
O Sistema Daemon é um conjunto de regras para criar jogos de RPG de mesa. Este livro contém as regras do jogo e as únicas outras coisas necessárias para jogar são lápis, papel e dados. RPG também é um jogo coletivo e cooperativo, então será preciso chamar um pequeno grupo de amigos. Se você está aprendendo a jogar, tente não formar um grupo muito grande: você e mais três ou quatro amigos já está de bom tamanho.
O que é RPG?
Os Role Playing Games (RPGs), que podem ser traduzidos como jogos de interpretação de papéis, existem desde meados da década de 1970.
Quando eles surgiram, eles tinham suas raízes nos jogos de guerra com miniaturas (wargames), de modo que, quando se tentava explicar o que era RPG, era comum traçar um paralelo com os jogos de guerra ou com as brincadeiras de infância como “policial e bandido” e “cowboys e índios”.
No entanto, agora que estamos na segunda década do século 21, os tempos e as referências culturais mudaram: a cultura geek é celebrada e consumida em larga escala e os RPGs já são um fenômeno popular.
Para a maioria das pessoas de hoje, graças aos jogos eletrônicos, o termo Role Playing Game já é conhecido na sua forma abreviada “RPG”, sendo normalmente precedido das letras “MMO”, para compor o gênero MMORPG, isto é, Massively Multiplayer Online Role Playing Game (Jogo de Interpretação Online com Muitos Jogadores).
Nesse gênero de jogos eletrônicos, o jogador assume o papel de um personagem numa história em curso – normalmente o protagonista. O jogo consiste em tentar fazer com que a história progrida até o seu clímax, frequentemente envolvendo combate e solução de problemas.
RPGs de mesa como os criados pelo Sistema Daemon são bastante parecidos, exceto que o jogo é controlado por um humano chamado Mestre do Jogo (ou apenas Mestre) em vez de um computador, e em vez da ação ter lugar numa tela de computador, ela ocorre toda na imaginação dos jogadores. Embora isso possa parecer um retrocesso à primeira vista, é muito mais flexível e adaptável. Em um RPG eletrônico, você está limitado a vivenciar a única história que os desenvolvedores do jogo escreveram. Você não pode “sair do mapa”. Em um RPG de mesa, no entanto, você não está limitado a histórias fixas. O Mestre e os jogadores podem criar um número infinito de histórias, limitados apenas pela imaginação. O Mestre pode criar quaisquer cenários e situações que desejar, e os jogadores não são obrigados a fazer apenas o que foi previsto.