Sobre Trevas 5a edição

From RPGWiki
Revision as of 21:22, 4 March 2022 by Daniel (talk | contribs)
Jump to navigationJump to search

Marcelo Del Debbio está ele mesmo trabalhando na 5a edição do livro Trevas desde o começo de 2021. Esse é um anúncio oficial, feito pelo próprio autor em resposta à um membro do Grupo Trevas, no Facebook, pegando a todos de surpresa.

Sobre essa nova edição, não haverá modificações radicais no sistema, e o cenário em si será revisado apenas para se adequar aos novos eventos até 2022. O que houver de modificação nas regras será totalmente compatível com as edições anteriores do Sistema Daemon, já que a intenção nunca foi de invalidar nenhum material já lançado.

Mas e a 4a edição?

A posição oficial da Daemon Editora é de que todos os livros impressos, somados a todas às centenas de netbooks publicados até hoje são a 4a edição das regras, que está compilada aqui, na RPGWiki.

A maioria dos livros impressos publicados através da Daemon são da 3a edição (3.0) ou da 3a edição revisada (3.5) e a maioria deles é anterior a 2010. Quando a Daemon parou de dar suporte ao jogo, foi a iniciativa dos jogadores que manteve vivo o sistema, e era essa a intenção. Por isso, os netbooks desenvolvidos pela comunidade são e sempre serão considerados oficiais pela Daemon. Essas mudanças trazidas pelos netbooks atualizaram o sistema, permitindo que possamos considerar o conteúdo da RPGWiki como a 4a edição das regras. Alguns desses materiais eram tão bons que acabaram sendo impressos pela Daemon, notadamente Trevas - Campanha Épica (netbook de 2008, publicado em 2011), entre outros.

Segue algumas declarações públicas feitas pelo Marcelo Del Debbio que deixam isso bem claro:

3 Nov. 2010

Em Facebook (Grupo Trevas):
Primeiro vamos reorganizar todas as regras no formato WIKI. Passar a limpo as regras, classes, raças, perícias, nomenclaturas, poderes, etc... quando ficar tudo redondinho novamente, pensaremos em uma edição 4.0.

6 Dez. 2014

Em Facebook (Grupo Trevas):
(...) 5 - arrumei a RPGWiki... gostaria de gente pra organizar as regras do sistema livre lá, para que as regras online sejam as regras oficiais do futuro Trevas 4.0.
E, nos comentários:
(...) Penso que a wikipedia do site poderia ser o cerne do sistema 4.0... debateríamos as regras aqui mesmo e conforme estiver OK vamos incluindo lá (...).

10 Mar. 2018

Em Quinta Capa:
Minha vontade oficial é que o Daemon 4ª Edição seja uma Wiki de Referência e ser testado no digital apenas. Se funcionar 100% e estiver mesmo azeitado, ano que vem faremos um Trevas 5e.
Com as regras organizadas, aí sim valeria uma capa dura com cenário atualizado juntando os 5 básicos em um (Trevas, Anjos, Demônios, Vampiros e Spiritum).

18 Abr. 2021

Em Facebook (Grupo Trevas), nos comentários, em resposta à uma pergunta se se tratava da 4a edição:
A quarta edição já existe. É a soma de todos os netbooks e livros e regras produzidos até agora. Será uma quinta edição.

2021/2022

Em fins de 2021 parece que Marcelo Del Debbio mudou de opinião e disse que estava produzindo a 4ª edição. Um post de 23 de Janeiro de 2022 de Henrique "Morcego" Santos confirmou essa informação.

23 jan. 2022
Em Facebook (Grupo Trevas):
E aí, galera!
Tem um grupo no Discord com gente afirmando que o projeto do Trevas nova edição foi abandonado. Favor anotar o nome dos coitados para que se possa rir da cara deles no lançamento.
Gostem ou não, queiram ou não, acreditem ou não, uma nova edição do Trevas irá sair. Existem pouquíssimas pessoas com acesso ao material em produção e revisão, e eu sou uma dessas pessoas. Então, quando aparecer um pessimista achando que sabe das coisas, pergunte a si mesmo: "ele é o MDD? Ele é o Henrique_Morcego?". Se a resposta pra ambas as perguntas for NÃO, então essa pessoa está ERRADA.
Falou,
Henrique_Morcego
E, num comentário adiante, acrescentou:
Pessoal, não haverá modificações radicais no sistema, e o cenário em si será revisado apenas para adequar novos eventos até 2022. O que houver de modificação nas regras será totalmente conversível ao Daemon tradicional, já que a intenção nunca foi de invalidar nenhum material já lançado.
3 mar. 2022
Em Facebook (Grupo Trevas):
Hatalíbio Almeida também confirmou a nova edição.