Sobre Trevas 5a edição
Marcelo Del Debbio está ele mesmo trabalhando na 5a edição do livro Trevas desde o começo de 2021. O livro deve ser publicado ainda no ano de 2022, para celebrar o aniversário de 25 anos do jogo (1997-2022). Esse é um anúncio oficial, feito pelo próprio autor em resposta à um membro do Grupo Trevas, no Facebook, pegando a todos de surpresa.
Sobre essa nova edição, não haverá modificações radicais no sistema, e o cenário em si será revisado apenas para se adequar aos novos eventos até 2022. O que houver de modificação nas regras será totalmente compatível com as edições anteriores do Sistema Daemon, já que a intenção nunca foi de invalidar nenhum material já lançado.
Mas e a 4a edição?
A posição oficial da Daemon Editora é de que todos os livros impressos, somados a todas às centenas de netbooks publicados até hoje são a 4a edição das regras, que está compilada aqui, na RPGWiki.
A maioria dos livros impressos publicados através da Daemon são da 3a edição (3.0) ou da 3a edição revisada (3.5) e a maioria deles é anterior a 2010. Quando a Daemon parou de dar suporte ao jogo, foi a iniciativa dos jogadores que manteve vivo o sistema, e era essa a intenção. Por isso, os netbooks desenvolvidos pela comunidade são e sempre serão considerados oficiais pela Daemon. Essas mudanças trazidas pelos netbooks atualizaram o sistema, permitindo que possamos considerar o conteúdo da RPGWiki como a 4a edição das regras. Alguns desses materiais eram tão bons que acabaram sendo impressos pela Daemon, notadamente Trevas - Campanha Épica (netbook de 2008, publicado em 2011), entre outros.
Segue algumas declarações públicas feitas pelo Marcelo Del Debbio que deixam isso bem claro:
3 Nov. 2010
- Primeiro vamos reorganizar todas as regras no formato WIKI. Passar a limpo as regras, classes, raças, perícias, nomenclaturas, poderes, etc... quando ficar tudo redondinho novamente, pensaremos em uma edição 4.0.
6 Dez. 2014
- (...) 5 - arrumei a RPGWiki... gostaria de gente pra organizar as regras do sistema livre lá, para que as regras online sejam as regras oficiais do futuro Trevas 4.0.
- E, nos comentários:
- (...) Penso que a wikipedia do site poderia ser o cerne do sistema 4.0... debateríamos as regras aqui mesmo e conforme estiver OK vamos incluindo lá (...).
10 Mar. 2018
- Em Quinta Capa:
- Minha vontade oficial é que o Daemon 4ª Edição seja uma Wiki de Referência e ser testado no digital apenas. Se funcionar 100% e estiver mesmo azeitado, ano que vem faremos um Trevas 5e.
- Com as regras organizadas, aí sim valeria uma capa dura com cenário atualizado juntando os 5 básicos em um (Trevas, Anjos, Demônios, Vampiros e Spiritum).
18 Abr. 2021
- Em Facebook (Grupo Trevas), nos comentários, em resposta à uma pergunta se se tratava da 4a edição:
- A quarta edição já existe. É a soma de todos os netbooks e livros e regras produzidos até agora. Será uma quinta edição.
2021/2022
Em fins de 2021 parece que Marcelo Del Debbio mudou de opinião e disse que estava produzindo a 4ª edição. Um post de 23 de Janeiro de 2022 de Henrique "Morcego" Santos confirmou essa informação.
- 23 jan. 2022
- E aí, galera!
- Tem um grupo no Discord com gente afirmando que o projeto do Trevas nova edição foi abandonado. Favor anotar o nome dos coitados para que se possa rir da cara deles no lançamento.
- Gostem ou não, queiram ou não, acreditem ou não, uma nova edição do Trevas irá sair. Existem pouquíssimas pessoas com acesso ao material em produção e revisão, e eu sou uma dessas pessoas. Então, quando aparecer um pessimista achando que sabe das coisas, pergunte a si mesmo: "ele é o MDD? Ele é o Henrique_Morcego?". Se a resposta pra ambas as perguntas for NÃO, então essa pessoa está ERRADA.
- Falou,
- Henrique_Morcego
- E, num comentário adiante, acrescentou:
- Pessoal, não haverá modificações radicais no sistema, e o cenário em si será revisado apenas para adequar novos eventos até 2022. O que houver de modificação nas regras será totalmente conversível ao Daemon tradicional, já que a intenção nunca foi de invalidar nenhum material já lançado.
- 3 mar. 2022
- Hatalíbio Almeida também confirmou a nova edição.