Ilusionismo
- Custo Básico: 4
- Referência: Ilusionismo [Graduação]
- Aviso: esta é uma Habilidade de meta-jogo.
O Personagem é um “mágico” capaz de realizar truques de mágica com uma maestria capaz de tornar seus efeitos praticamente sobrenaturais.
Desaparecimento de Objetos Pequenos: o Personagem é capaz de fazer desaparecer chaves, dinheiro, gemas e pequenos objetos de uma vítima (ela só perceberá o truque se passar em um Teste de PER contra Dif. 10+Graduação.
Desaparecimento: se tiver o auxílio de uma capa ou manto, pode desaparecer e aparecer em pequenas distâncias (sempre ao alcance da vista e sempre com um local onde ele possa “reaparecer”) ou pode sumir com outras pessoas.
Truques de palco: com alguma dificuldade, pode levitar, fazer armas desaparecerem de dentro das bainhas dos oponentes jogando um lenço sobre elas, pode serrar um Personagem ao meio, conjurar animais (o tamanho dos animais conjurados depende da Graduação: coelhos em Normal até elefantes em Heróico) e outros truques que devem ser graduados de acordo com a dificuldade exigida (quanto mais complexo o truque, maior a Graduação).
Truques de Espelho: transformar momentaneamente um objeto em outro, fazer um oponente atacar uma figura que não é a sua ou de um aliado seu, etc.
Maquiagem: como se tivesse a Perícia Artes-Disfarces com Graduação igual à Graduação em Ilusionismo.
Conjuração: assim como o mágico desaparece com objetos, ele pode conjurar flores, coelhos, leques, fitas, armas, anéis, chaves e outros artefatos. Objetos conjurados desta forma precisam ter sido “comprados” pelo Personagem (o Jogador deduz o preço do objeto do dinheiro que o Personagem possui; em termos de jogo, é como se ele tivesse comprado o objeto anteriormente). Apenas objetos ordinários e comuns podem ser conjurados em Graduação Normal. Para armas maiores (espadas, machados), é necessário Graduação Bom e para lanças, pelo menos Graduação Incrível.
As mágicas demoram 1d3 rodadas para serem realizadas, independente do efeito desejado. Nenhum efeito é permanente ou pode causar dano permanente (por exemplo, o mágico pode quebrar a espada mágica de um oponente mas, depois da batalha, ele descobrirá que a espada não estava realmente quebrada, mas foi apenas um truque de espelhos e assim por diante).
Qualquer tipo de mágica pode ser realizado se o Jogador conseguir narrar a cena como se fosse um truque de ilusionismo. A única restrição é que o “desfecho” precisa ser resolvido na mesma cena (o Personagem não pode simplesmente desaparecer... ele precisa reaparecer em algum lugar dentro do mesmo cenário, por exemplo, como se fosse um truque de ilusionismo).