20011113 - Estado de Minas

From RPGWiki
Jump to navigationJump to search

JORNAL ESTADO DE MINAS

Ação contra Vampiro e Demônio

Procurador Fernando Almeida Martins entrará com ação civil pública na Justiça Federal, na próxima terça-feira, para proibir três modalidades de Role Playing Game, que teriam estimulado o assassinato da estudante Aline Silveira.

(Telma Gomes)

Pelo menos três modalidades do jogo Role Playing Game (RPG) podem estar com os dias contados. O procurador da República Fernando Almeida Martins vai ingressar no dia 20 com uma ação civil pública junto à Justiça Federal em Belo Horizonte, pedindo a proibição da Iluminati, da Vampiro: A Máscara, e ainda da Demônio: a Divina Comédia, em todo o território nacional.

Na avaliação de Martins, são fortíssimos os indícios da ligação do assassinato de Aline Silveira Soares, de 18 anos, com o RPG, encontrados no inquérito que apura as circunstâncias da morte da estudante. O procurador alega que os autos apontam claramente sobretudo a influência da modalidade Vampiro: a Máscara, no ritual que envolveu a morte da garota.

Ontem, o procurador disse que não vai aguardar sequer o parecer dos psicólogos da Procuradoria Geral da República sobre o poder de persuasão que o jogo exerce sobre os jovens para dar entrada com a ação, que visa exigir ainda do Ministério Público a classificação dos demais tipos de RPG por indicativo de idade. A intenção é garantir a retirada do jogo de circulação o mais brevemente possível. Peço inclusive que o juiz decida liminarmente a questão, como ocorreu com algumas modalidades de videogames há alguns anos, recorda.

Os adeptos do RPG alegam que a modalidade Vampiro , apesar do cenário de horror, é história de política e intrigas, da mesma forma que o Iluminati.

Já o Demônio é inspirado na obra de Dante Alighieri, no século XII.