Artes

From RPGWiki
Jump to navigationJump to search

Há muita controvérsia sobre quais coisas podem ser consideradas formas de Arte. A Perícia Acrobacia, por exemplo, é tida por alguns como um esporte — enquanto os malabaristas de circo acham que é uma arte. Um falsificador de pinturas também se acha um artista, bem como um torturador orgulhoso de sua técnica. Essa discussão não tem efeito em termos de jogo: qualquer habilidade, seja artística ou não, é considerada uma Perícia como outra qualquer. Além de produzir uma obra, um Teste bem-sucedido em uma Perícia de Artes também pode permitir ao Personagem avaliar a qualidade de um trabalho artístico de outra pessoa. Um acerto crítico durante um uso prático da Perícia indica que o Personagem produziu uma grande obra de arte, que será muito apreciada e poderá render um bom dinheiro.

Subgrupos

  • Atuação: a capacidade de representar, blefar, enganar ou fingir algum sentimento, bem como seguir um script. Os Testes de atuação são feitos contra a PER da vítima.
  • Culinária: o Personagem sabe cozinhar, bem como reconhecer ingredientes de receitas. Preparar certos pratos sofisticados é considerado uma tarefa Difícil.
  • Dança: a capacidade de dançar segundo diversos ritmos, músicas e estilos diferentes. Quanto mais complicada a dança, maior a Dificuldade do Teste.
  • Disfarces: Perícia usada quando o Personagem pretende se disfarçar de outro Personagem. A dificuldade do Teste começa com 8 e varia de acordo com a diferença entre o peso, altura, sexo e raça do alvo e do Herói (aplicar uma dificuldade de +1 para cada diferença).
  • Escultura: a arte de moldar barro, argila, esculpir em madeira ou pedras e criar formas para metais. Também influencia na construção de automatos ou golens.
  • Fotografia: o Personagem é capaz de operar máquinas fotográficas, conseguir a iluminação, ângulo e foco adequados para uma fotografia. Se tiver acesso a um laboratório, pode também revelar fotos. A Perícia pode ser usada para fotos artísticas e jornalísticas.
  • Prestidigitação: a arte dos “mágicos”. O Personagem conhece os procedimentos necessários para serrar pessoas ao meio, fazê-las levitar ou desaparecer. Realizar um número assim exige toda uma preparação. A ética dos mágicos proíbe que o segredo de um truque seja revelado.
  • Joalheria: a arte de esculpir jóias e trabalhar com gemas e metais preciosos em geral. A qualidade da jóia esculpida possui a mesma Graduação do artífice que a fez.
  • Pintura: desenho com tintas, giz, pincéis e tudo relacionado a traços e representações gráficas. A qualidade do desenho ou pintura varia de acordo com a Graduação do pintor.
  • Redação: o Personagem sabe produzir textos para qualquer finalidade. Escrever um texto informal como uma carta ou bilhete não requer esta Perícia (para isso use Idiomas), apenas trabalhos profissionais. Ele pode usar a Perícia para escrever poesias, romances, dissertações, reportagens ou livros de RPG.
  • Artífice: É a habilidade de se trabalhar com um material específico. Pode-se construir ou consertar roupas, móveis, caixas, utensílios em geral, ferramentas, potes, casas ou até armas (veja subgrupos). Porém, ser um artífice dá apenas o conhecimento para utilizar um material escolhido. O projeto da casa fica para um engenheiro e a fechadura da caixa para um chaveiro. O Personagem também pode reconhecer o tipo e a condição em que se encontra um objeto qualquer. Lembre-se que para exercer esta Perícia eficientemente, o artífice precisa de equipamentos adequados a seu trabalho.