As Aventuras de Lilith

From RPGWiki
Revision as of 20:25, 1 April 2018 by Daniel (talk | contribs)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigationJump to search
Aventuras-Lilith.jpg

As Aventuras de Lilith

Uma das Lendas Iniciáticas mais antigas da humanidade e ainda uma das mais belas diz respeito à Lilith, também chamada Ishtar, Inanna ou Astarte (cada tribo da Mesopotâmia tinha um nome diferente para chamá-la, mas a Deusa mantinha as mesmas características em todos os poemas).

As Aventuras de Lilith é um livro infantil ilustrado que conta a história de Lilith de forma bem divertida e voltada para a criançada. O mais interessante deste projeto é que um livro que enfatiza o poder feminino e mulheres como protagonistas da história,bastante interessante para presentear as nossas pequenas heroínas. Veja abaixo algumas informações acerca do livro:

Na mitologia suméria, Lilith era irmã do deus-sol Utu, e se casou com o pastor Dumuzi. Era a deusa (dingir) das tempestades, do amor, da fecundidade e da fertilidade entre os antigos, sendo associada ao planeta Vênus. Era especialmente cultuada em Ur, mas era alvo de culto em todas as cidades sumérias, com muitos nomes diferentes.

Hoje muita gente pensa em Lilith como sendo um demônio, por influência do machismo e do Patriarcado instaurado no judaísmo, mas Lilith sempre esteve ligado ao Feminismo e ao Poder Guerreiro da Mulher. Lilith surge em praticamente todos os mitos da Mesopotâmia, sobretudo por suas características de deusa da Tempestade, do amor, sensualidade, poder feminino e fecundidade. Sua história mais conhecida narra sua paixão pelo jovem Dumuzi (Tamuz, que mais tarde dá origem à lenda de Ísis e Osíris), a Natureza.