Asima

From RPGWiki
Jump to navigationJump to search
  • Asima
  • Fundação: África antiga.
  • Base: Zimbabwe (África), Ilhas do Caribe.
  • Atuação: todas as regiões com cultura africana.
  • Personalidades: Dambalah, Barão Samedi (Caribe), Papa Obase, outros heróis da cultura africana.

Background

Asima é a designação genérica de todo feiticeiro cujas raízes mágicas estejam na cultura africana. Dividem-se em três grandes ramos: os Sacerdotes Voodoo, a Santeria e o candomblé, dos quais os mais conhecidos sacerdotes dentro do Arcanorum pertencem à Magia Voodoo.

Os asimas africanos existem desde os primórdios da civilização, divididos em dois grupos: como feiticeiros/curandeiros nas vilas africanas, afastadas da sociedade européia até o século XV e como os magos do norte da África, que fizeram contato com os cartagineses, com os gregos, romanos e mais tarde com os mouros. Essas correntes sempre se auxiliaram mutuamente, mesmo em tempos de grande dificuldade.

Permaneceram a maior parte do tempo na África, longe dos problemas europeus, até a chegada dos colonizadores. Migraram forçadamente para a América a partir do século XVI, durante o período de escravidão e estabeleceram grandes colônias nas Ilhas Centrais (principalmente no Haiti), no sul dos Estados Unidos e no Brasil.

Características

Os asimas acreditam que a Magia é resultado do “sopro dos deuses” que cada um dos mortais carrega dentro de si (um outro nome para as Formas-Pensamentos). Acreditam na criação do mundo por um deus superior que deixou o governo de sua criação para deuses menores. Acreditam na Roda dos Mundos, em sua evolução constante e na inevitável destruição da Terra como plano de exitência.

Os asima mais poderosos podem conversar com os espíritos de seus antepassados (chamados loas) e invocar os deuses e elementares em seus Rituais.

Os feiticeiros costumam usar em seus Rituais muitos colares de contas e conchas. Cartolas, charutos e rum também são largamente utilizados como fetiches para as Magias mais poderosas. Os Papas também costumam pintar o rosto de branco na forma de uma caveira.

Graus

Os asima estão divididos em dois círculos de mistérios: Aprendiz, Iniciado e Feiticeiro formam o Primeiro Círculo e demora cerca de oito anos para ser completado.

O Segundo Círculo é formado pelos Feiticeiros, Juízes (Onis) e Grandes Sacerdotes (Papa ou Mama), responsáveis pela manutenção dos templos. Dentro do Segundo Círculo estão os chamados Shemmaks, ou os escolhidos pelos antigos para se tornarem Asimani, ou feiticeiros imortais (detalhes no livro Vampiros Mitológicos).

Kits