Deuses

From RPGWiki

O Multiverso é um local de todas as culturas e todos os deuses.

A imensa maioria dos Personagens (e obviamente todos os Sacerdotes) é devoto de pelo menos um deus relacionado com o seu Panteão (conjunto de todos os deuses venerados por uma cultura) mas muitos acabam venerando deuses com características parecidas de Panteões diferentes.

Kabbalah

A Kabbalah é a estrutura de Magia e Ritualística de Arcádia. Todos os principais deuses de todos os panteões da Terra estão relacionados de alguma maneira com as Forças Primordiais de Arcádia e da Árvore da Vida. Para fins de organização do Panteão, ajudaremos os Personagens a entender melhor as forças que regem cada uma das Sephiras, assim, o Mestre poderá criar um Panteão para sua própria Campanha de modo que fique lógico e coerente.

  • Keter: A Coroa. O Deus Primordial e Criador. A energia da qual todos os outros deuses do Panteão foram criados. Aqui estão reunidos os “deuses únicos” das religiões monoteístas, os deuses-criadores, os grandes caos, grandes oceanos e outros. Associado ao Planeta Netuno
  • Hochma: A Sabedoria. O Grande Pai Supremo. O mais importante e poderoso deus masculino. Associado a Saturno.
  • Binah: A Compreensão. A Grande Mãe Celestial. A mais poderosa e importante divindade feminina. Associado a Urano.
  • Chesed: A Piedade. Deuses relacionados com governantes, os deuses masculinos chefes de Panteões. Em muitos panteões, engloba também a figura do Deus-Pai. Associado a Júpiter.
  • Geburah: A Força. Deuses da Guerra e Artífices. Deuses relacionados com a força e com as batalhas. Associado a Marte.
  • Tiferet: A Beleza. Deuses relacionados com o Sol.
  • Netzach: A Vitória. Deusas e deuses do Amor, da beleza, da feminilidade, do sexo, dos prazeres. Associado a Vênus.
  • Hod: O Explendor. Deuses relacionados com o conhecimento, cultura e mensageiros dos deuses. Associado a Mercúrio.
  • Yesod: A Fundação. Reino das Deusas e Deuses lunares, deuses e deusas dos reinos subterrâneos. Associado à Lua.
  • Malkuth: o Reino. Deuses da Terra e da fertilidade, das plantações e das colheitas. Também pode conter deuses relacionados com riquezas, sorte e boa fortuna.

Panteões

Outros Panteões

Além dos descritos aqui, existem milhares de Panteões Menores espalhados por todo o Multiverso. Panteões criados pela Imaginação Humana, cujos deuses atuam somente dentro dos limites dos Bolsões no qual foram criados.

Monstros, Demônios e Criaturas Alienígenas também podem exercer a função de Deuses em Bolsões específicos, tendo seguidores e Sacerdotes. Panteões de Livros (Terra-Média, Conan, Nárnia, Discworld, entre outros) também possuem seus lugares e seguidores no Multiverso, mas os poderes específicos de cada Panteão devem ser desenvolvidos pelo Mestre de acordo com sua Campanha.