Editora Abril

From RPGWiki
Jump to navigationJump to search
Logotipo Editora Abril.png

A Editora Abril foi uma das grandes editoras que investiu em RPG nos anos 1990, trazendo títulos peso-pesados para o mercado nacional através da sua divisão de publicações infanto-juvenis (histórias em quadrinhos, livros ilustrados etc) conhecida como Abril Jovem, criada em 1989.

Através da Abril Jovem, a editora adquiriu da TSR em 1995 a licença para publicação no Brasil dos jogos Advanced Dungeons & Dragons, First Quest e do jogo de cartas colecionáveis Spellfire, O Poder da Magia, além de publicar uma versão brasileira da revista americana Dragon.

A Dragon era editada no Brasil por Rogério Saladino. Havia no país uma outra revista de RPG com nome Dragon, editada por Marcelo Cassaro e publicada pela editora Trama, a Trama então resolve mudar o nome da revista para Dragão Brasil (o que ocorre no 3º número). Mesmo assim, a Abril Jovem continuaria a reclamar, de acordo com Cassaro, que cogitava substituir a revista pelo spin-off Só Aventuras, contudo, a Dragon seria cancelada e logo a própria Abril anunciaria seus produtos na Dragão Brasil. Saladino acabou migrando para a Dragão Brasil e se tornou co-editor com Cassaro e J. M. Trevisan, ficando conhecidos como O Trio Tormenta.

A linha AD&D acabou sendo cancelada em 1996, e só voltaria a ser publicado pela Devir Livraria em 1999 (cf. Dragão Brasil #55, Nova Safra, pág. 2).