Introdução (RPGQuest)

From RPGWiki
RPGQuest-intro.jpg

Bem vindo ao Mundo da Imaginação.

O RPG é um Jogo de contar histórias, no qual você e seus amigos viverão grandes aventuras representando papéis de Heróis de um Mundo cheio de emoções e tesouros perdidos.

O RPG surgiu em 1974 como uma mistura de teatro com jogos de tabuleiro e rapidamente foi adotado por professores e pais como uma ferramenta de ensino muito importante, pois desenvolve a imaginação e o convívio social de seus participantes. Hoje em dia é adotado em muitas escolas como ferramenta paradidática e jogado por milhares de pessoas em todo o mundo.

No RPG, os participantes escrevem uma história em conjunto, cada um colaborando para tornar a experiência mais agradável e interativa, representando Personagens e narradores.

O que é RPGQuest?

RPGQuest é um jogo de Fantasia que se passa em um universo fantástico chamado Multiverso, uma região do mundo dos sonhos onde a imaginação é o limite.

Nossos heróis e heroínas são aventureiros que servem aos nobres imperadores, reis, rainhas e magos bondosos das vilas e cidades fantásticas de Arcádia, resolvendo qualquer problema que ameaçar as cidades do Multiverso.

Nossos heróis viajarão pelo continente, enfrentando monstros e recolhendo preciosos tesouros e recompensas. Poderão comprar torres, castelos, barcos e, quem sabe, um dia, não se tornarão reis de seu próprio domínio?

De homens-escorpiões samurais a elfos pistoleiros, de Nezumi (homens-ratos) piratas a anões telepatas, de minotauros ocultistas a construtos alquimistas, de um gladiador orc a um meio-gigante prestidigitador, de barcos voadores a artefatos mágicos, da cabeça da medusa até a armadura de Aquiles, de cidades voadoras até as profundezas de castelos submersos, de cidades perdidas a metrópoles vitorianas... TUDO o que sua imaginação conseguir conceber pode ser encontrado no Multiverso. Se você já possui algum volume da série RPGQuest, poderá inclusive misturar todos os Personagens deste livro com os heróis e monstros dos outros livros, ampliando ainda mais as possibilidades de aventura.

O que faz de RPGQuest um jogo diferente?

Os RPGs (Role Playing Games ou Jogos de Interpretação) são jogos feitos para desenvolver a imaginação e a criatividade de seus participantes. RPGQuest é a mistura de um jogo de tabuleiro com um jogo de RPG, que serve como porta de entrada para este sensacional hobby.

A mecânica de jogo do RPGQuest facilita e incentiva os Jogadores a criarem e desenvolverem suas próprias idéias, ao invés de utilizarem o livro como “Regras Imutáveis”. As descrições de regras, magias, rituais, monstros e raças são curtas e objetivas, deixando propositadamente uma margem para que o Mestre e os Jogadores possam adicionar elementos exclusivos de seus próprios mundos de jogo e adaptarem o RPG às suas necessidades específicas da Campanha de cada um.

Por exemplo, quando descrevemos uma raça, colocaremos neste livro apenas o essencial que costuma ser o padrão para aquela raça no Multiverso, mas CADA Mestre deve trabalhar em conjunto com os autores deste livro para ajustar as raças que deseja de acordo com suas necessidades.O mesmo ocorre com as Classes e Habilidades.

Imagine que o Mestre tenha decidido que no seu mundo de jogo existirão 7 subraças de anões, cada uma ligada a um tom de pele cuja tonalidade está associada a alguma das cores do arco-íris. Então neste Bolsão de campanha, existirão anões de pele avermelhada (os mais selvagens), laranja (o tom de pele caucasiano), amarelo (anões com traços orientais), esverdeado (anões que vivem nas florestas...), azulado (anões que vivem no gelo), anil (os anões que vivem debaixo da terra) e violeta (os anões que lidam com magias).

As regras básicas para a raça “anão” podem ser encontradas neste livro, mas convidamos SEMPRE o Mestre a se aprofundar e detalhar estas raças de acordo com o seu mundo particular.

Nós, da Daemon Editora, sempre acreditamos que a melhor e mais divertida característica do RPG é desenvolver a imaginação e a capacidade de visualização mental de nossos leitores. Por isto, escolhemos esta abordagem para trabalhar neste que é de longe o mais completo e organizado Módulo Básico da história do RPG. E dentro desta premissa, ainda expandimos nossas regras de modo que você seja capaz de ir muito além do que projetamos aqui, usando estas raças como parâmetros para criar suas próprias raças, classes, magias, rituais, monstros e civilizações, utilizando elementos de culturas que já existam ou de culturas que você mesmo irá criar.

As regras foram pensadas para serem simples e fáceis de serem entendidas do ponto de vista explicativo, mas completas do ponto de vista prático. Desta maneira, o Mestre e os Jogadores são convidados a explorar mais os aspectos descritivos e narrativos de seus Personagens, ao invés de simplesmente gastar horas e mais horas procurando bônus matemáticos e Personagens sem coerência nenhuma!

E quem ganha?

Todos os participantes ganham. O objetivo do RPGQuest é contar uma boa história e desenvolver os Personagens, construindo uma verdadeira Saga. É experimentar aventuras e sensações que não existem no mundo físico. Quando uma BOA história é contada, Jogadores e Mestres ganham, não importando o desfecho da história.

Preparação

Um jogador deve assumir o papel de Mestre. Os outros participantes assumem o papel dos heróis. Você vai precisar de no mínimo dois ou três amigos para começar, e no máximo uns oito ou nove, para não perder o controle da narrativa.

Importante: o papel de Mestre é vital para o jogo, pois é ele quem controla os monstros e armadilhas, como um Mestre de RPG, descrevendo as situações e fazendo as vozes e efeitos sonoros para deixar a aventura ainda mais empolgante. Somente ele sabe onde se encontram as armadilhas, monstros e tesouros da aventura.

Sugestão: se você é o dono do jogo e convidou seus amigos para jogar, então é melhor você mesmo ser o Mestre nas primeiras vezes.

Primeiras providências

A primeira coisa que você deverá fazer é providenciar lápis e papel para todos os participantes. No RPG, você não precisa muito mais do que lápis, papel, alguns dados e muita imaginação.

Criando a Campanha

O Mestre deverá definir em que tipo de Plano irá começar sua campanha (será um Mundo Medieval próprio? um Mundo com características Gregas? Um mundo composto de cidades voadoras nas nuvens? um Reino Subterrâneo? ou todos acima?).

Uma vez definido o tipo de Campanha, o Mestre decide que Raças, Classes e Habilidades irá permitir em sua campanha.

Com estas limitações, os Jogadores começam a criar os Personagens, de acordo com as regras que estão neste Livro. Juntos, eles montarão uma equipe que começará a Campanha.

Criar Personagens é rápido e simples. Talvez o maior problema que você terá será escolher com o que jogar, de tantas opçoes que fornecemos...


Votos de Paz profunda

Os Autores