Panteão dos Caribbes

From RPGWiki
Jump to navigationJump to search

[Hi-Brazil, Caribbe]

Bondjeu

Bondjeu (Keter): Deus Criador, Pai de Todos, o principal e único Deus do Panteão. Todos os outros Loas (espíritos) venerados, apesar de capazes de garantir os Poderes Concedidos, não são considerados deuses, mas sim espíritos menores ao Deus Único.

Bondjeu é um deus distante da criação. Para auxiliar seus seguidores, existem os Loas. Os Loas estão divididos em vinte e uma nações, representando grupos de Loas. Algumas das nações mais importantes são o Kongo (espíritos mais primitivos venerados pelos Ghorka), Nago e Raga.

  • Poderes Concedidos: o Sacerdote pode recrutar 1 pirata, mercenário ou guerreiro devoto por Graduação [1 para Normal, 2 para Bom, 3 para Ótimo, 4 para Incrível e assim por diante], para agir como guarda-costas do sacerdote em missões. Estes Personagens serão criados como iniciantes e o Mestre controlará estes NPCs.

Dumballah

Dumballah (Hochma): o Deus Serpente, Deus Sábio, Pai Amado. Assim como em todos os outros panteões, a serpente representa o símbolo da sabedoria e das energias da terra.

Ele não se manifesta diretamente no Plano Material, e é representado por uma pequena cobra d´água que fica em uma bacia especialmente preparada para ele.

  • Poderes Concedidos: o sacerdote pode ter uma serpente como familiar (escolha na tabela de serpentes do capítulo de Familiares). Também consegue falar com elas a partir da Graduação Boa, dar ordens a elas a partir de Ótimo, conjurar 1d3 Serpentes Enormes para cada Graduação por dia, a partir de Ótimo [1d3 em Ótimo, 2d3 em Incrível, 3d3 em Superior e 4d3 em Heróico].

Ayida-Weddo

Ayida-Weddo (Binah): Família de Loas que cuida de todos os aspectos femininos da Terra. Responsável pela Intuição, pela Menstruação, pelas Famílias e pela Maternidade.

É representada por uma sacerdotisa negra, portando um cajado e às vezes carregando uma criança de colo.

  • Poderes Concedidos: As sacerdotisas de Erzulie são capazes de fazer perguntas para a deusa-mãe em assuntos que se referem ao feminino, como a localização de uma amiga, o sexo do filho de alguém, assim por diante. Uma vez ao dia, ela consegue conceder uma bênção para uma mulher, de acordo com a Graduação [+1 para Normal, Bom e Ótimo, +2 para Incrível e Superior e +3 para Heróico]. Esta bênção pode ser usada em Testes de Resistência até o nascer do sol do dia seguinte.

Agwe

Agwe (Hesed): Loa do Mar, venerado (ou temido) por todos os piratas. A ele pertencem todos os Mares do Caribbe.

Dizem que Agwe possui uma frota particular de piratas monstruosos, comandados por Sumos-Sacerdotes de sua crença. Estes navios que viajam abaixo do mar são tripulados por piratas que fizeram acordos com os Sacerdotes de Agwe e agora servem ao Loa como uma espécie de exército sagrado. Todos estes piratas possuem traços de seres do mar como peixes, crustáceos, conchas, recifes e corais.

Agwe é representado como um pirata com o rosto coberto por algas ou tentáculos. Em oferendas e altares dedicados a Agwe, utiliza-se um polvo para representá-lo

  • Poderes Concedidos: Sacerdotes de Agwe podem acalmar tempestades, ou pelo menos fazer com que seus barcos não sejam destruídos. Com Graduação Normal, os sacerdotes podem respirar debaixo d´água, com Graduação Bom eles começam a desenvolver habilidades baseadas em animais marinhos, como garras de crustáceos (dano 1d6 em Ótimo e Incrível, 1d6+3 em Superior e 2d6 em Heróico), armadura (IP 1 em Ótimo e Incrível, IP 2 em Superior e Heróico, e a Perícia Natação com Graduação igual à sua Graduação nos Poderes Concedidos.

Heviossos

Heviossos (Geburah): o Deus dos Trovões e da Pedreira. Seu símbolo é uma caveira com dois ossos cruzados embaixo.

Seu Avatar é um pirata esqueleto portando um sabre e vestindo túnicas negras, às vezes com os ossos cruzados e o crânio pendurados em seu cinto.

  • Poderes Concedidos: o Sabre de Heviossos (usado pelos Sacerdotes) pode ser energizada uma vez por dia para causar dano (Trevas) de +1d3 por Graduação [+1d3 para Normal, +2d3 para Bom, +3d3 para Ótimo, +4d3 para Incrível e assim por diante] durante uma batalha. O alvo pode fazer um Teste de WILL vs. dif. 10 para reduzir o dano de Trevas pela metade.

Erzuli

Erzuli (Netzach): A deusa virgem do amor. Ela não é virgem no sentido físico, mas sim espiritual, pois seu amor transcende Arcádia. Erzuli é casada com os deuses Dumballah, Ogoun e Agwe. É a mais rica e sensual Loa de todo o Panteão.

  • Poderes Concedidos: as sacerdotisas de Erzuli são muito sensuais, passando em todos os Testes de CAR automaticamente no que se refere a relacionamento com outros seres/criaturas. Também podem conjurar moedas de ouro sempre que necessário para comprar para si o item de maior valor e maior luxo em uma loja (ao invés de comprar uma bebida qualquer, a sacerdotisa pode comprar a bebida mais cara da taverna, e assim por diante). Este dinheiro só pode ser usado para este fim e o item não pode ser trocado, vendido ou convertido em nada mais do que seu uso pela sacerdotisa. Desrespeitar a deusa da riqueza pode ter conseqüências MUITO desagradáveis para os “espertalhões”.

Sempre que o jogador precisar fazer uma rolagem para avaliar uma gema ou um tesouro aleatório (só vale para tesouros que a própria sacerdotisa tenha encontrado pessoalmente), o jogador pode substituir um dos valores sorteados no dado (na tabela de valores finais) pelo número de sua Graduação.

Papa Legba

Papa Legba (Hod): Papa Legba é o guardião dos portais, aquele que deve ser invocado antes de todos, para abrir os portais e permitir melhor comunicação com o outro mundo.

É representado por um velho carregando um molho de chaves ou um bastão, detentor do conhecimento que abre todos os Portais de Arcádia para os merecedores.

  • Poderes Concedidos: sacerdotes de Papa Legba possuem um bônus em todos os Testes de Controlar, Conjurar ou Exorcisar espíritos, de acordo com a Graduação [+1 para Normal, Bom e Ótimo, +2 para Incrível e Superior e +3 para Heróico].

Papa Guede

Papa Guede (Yesod): A Nação Loa dos Ghede comanda os Mortos, a Lua e os Aspectos de Morte e Ressurreição. Papa Ghede, também chamado Barão Samedi, é o Guardião das Encruzilhadas, Senhor de Todos os Mortos e possui domínio sobre todos os zumbis. Seu símbolo é uma cruz sobre uma tumba.

A descrição de Papa Guede é um senhor vestindo terno e cartola, que carrega uma bengala e possui o rosto de uma caveira (ou uma caveira pintada sobre seu rosto, no caso dos Sacerdotes).

  • Poderes Concedidos: o Sacerdote pode controlar mortos-vivos menores (zumbi, esqueleto ou ghoul) de acordo com a Graduação [1 para Normal, 2 para Bom, 4 para Ótimo, 8 para Incrível, 16 para Superior e 32 para Heróico], sem necessidade de Testes. Os mortos-vivos reconhecem a autoridade de Papa Ghede e obedecem seus Sacerdotes sem questionar. Mesmo assim, estes zumbis podem ser controlados por Rituais Necromânticos de outros feiticeiros.

Azaka

Azaka (Malkuth): Nação ou Família de Loas que cuida da Agricultura e dos Plantios, envolvendo desde a semeadura até a colheita. São muito queridos e valorizados em navios, pois fazem com que as provisões durem muito mais durante uma viagem.

Descrito como um escravo simpático que adora comer, mas se seus anfitriões o atendem bem, sempre sobra comida após o banquete, por mais que ele coma, devido a seus poderes mágicos. Mas negar comida a Azaka pode significar um ano inteiro de prejuízos, miséria e poucas colheitas.

  • Poderes Concedidos: Alimentação Farta. O Sacerdote de Azaka consegue alimentar mais Personagens com a mesma quantidade de alimentos, desde que todas sejam devotas de Azaka, promovendo uma verdadeira “multiplicação dos pães e dos peixes”. A quantidade de Personagens que ele consegue alimentar com uma ração suficiente para 1 Personagen é [+1 para Normal, +2 para Bom, +3 para Ótimo, +4 para Incrível e assim por diante].