Psiônicos

From RPGWiki

Em RPGQuest, os Poderes Psiônicos estão divididos em 6 Disciplinas: Metacriação, Psicocinese, Psicometabolismo, Psicoportação, Sensitividade e Telepatia.

Abaixo estão listados os Poderes Psiônicos, separados por Círculo Mínimo de Poder. Dentro de cada Poder Psiônico, podem existir Graduações. TODOS os Poderes psiônicos começam com Graduação Normal. O Psiônico pode Amplificar alguns Poderes com Pontos de Experiência (XP), comprando Graduações neles (Bom, Ótimo, Incrível, etc...). Com isto, o Poder Psiônico ficará mais forte, mas com o MESMO custo de ativação, que continuará baseado no Círculo.

Círculos

Os Poderes são divididos em Círculos. O Círculo representa a dificuldade em se dominar as energias mentais. Quanto maior o Círculo, mais forte é o Poder.

Poderes Conhecidos e Poderes Ativados

Cada Psiônico conhece alguns Poderes diferentes de cada círculo (de acordo com a Habilidade Proficiência Psiônica). Eles indicam as técnicas que o Personagem tem à sua disposição para utilizar durante as Aventuras.

A segunda característica é chamada de Poderes Ativados. Esta característica define a quantidade de Poderes de CADA círculo que o Personagem é capaz de ativar.

A quantidade de Poderes Ativados é independente para cada Círculo e é comprada com Pontos de Experiência (XP).

Zandor, o Psiônico, possui Proficiência Psiônica [Bom] [Ótimo]. Ele possui acesso a 2 Disciplinas diferentes (pela Graduação Bom) e escolheu Sensitividade e Metacriação. Pela segunda Graduação, ele possui 4 poderes conhecidos (que devem ser escolhidos dentro destas Disciplinas). Zandor escolheu Cancelar Pensamentos, Criar Objeto Astral, Ectoplasma Escorregadio e Precognição. Ele possui Dois Poderes Ativados (ou seja, é capaz de manter ativo 2 poderes).

Tanatos é um Psiônico que possui os seguintes Poderes Ativados: 4 (1o Círculo), 1 (2o Círculo) e 2 (3o Círculo). Ele é capaz de ativar 4 Poderes do 1o Círculo, 1 Poder do 2o Círculo e 2 Poderes do 3o Círculo.

Uma vez ativado um Poder, o psiônico precisa esperar 1 hora por Círculo do Poder que foi ativado para recuperar a energia psíquica suficiente para ativar novamente um Poder deste Círculo. O Psiônico pode utilizar todos os seus poderes em poucas rodadas, mas demorará algumas horas para estar reestabelecido em suas capacidades.

Tanatos ativa um poder do 1o círculo durante um combate. Cinco rodadas depois, ativa um poder de 2o círculo e cinco rodadas depois, ativa um segundo poder do 1o círculo. De acordo com a sua ficha [4 (1o Círculo), 1 (2o Círculo) e 2 (3o Círculo)] Ele ainda possui capacidade para “ativar” 2 poderes do 1o círculo e 2 do 3o círculo.

Após 1 hora, a energia psíquica que ele desprendeu ativando o primeiro poder será recuperada, permitindo a ele ativar outro poder de 1o círculo. Após 1 hora e 10 rodadas, ele poderá novamente ativar seus 4 poderes de 1o círculo e finalmente, após 2 horas, ele poderá ativar um poder de 2o círculo.

Vamos supor que Tanatos quisesse gastar em combate seus 4 poderes psiônicos de 1o círculo e 1 poder de 2o círculo (total de 5 poderes ativados). Ele precisaria esperar 1 hora para recuperar a energia psíquica dos poderes de 1o círculo. Neste ponto, ele poderia ativar novamente os 4 poderes de 1o círculo... Após 2 horas do tempo inicial do experimento, ele recuperaria a energia psíquica do poder de 2o círculo e TAMBÉM os 4 poderes de 1o círculo que ativou 1 hora após a primeira ativação.

Desenvolvendo Poderes

A única forma de se conseguir novos Poderes é através do gasto de Pontos de Experiência (XP). Neste caso, assume-se que o Personagem trabalha mentalmente nos intervalos das Aventuras, meditando, fazendo exercícios psíquicos, testando o Poder aqui e ali até que um dia ele descobre a maneira correta de Ativar o Poder.

Amplificar um Poder Psiônico também só é possível com Pontos de Experiência, pois esta Ampliação do Poder vem com o uso do Poder.

Poderes Psiônicos