RPG Pará 2011-02

From RPGWiki
Jump to navigationJump to search
Poster
Público

Salve povo! Neste úlitmo sábado (19/02/2011), realizamos o segundo RPG Pará na Saraiva com o tema Introdução ao Mundo das Trevas.

Nossa programação se deu da seguinte forma:

  • 1 – Palestra: Introdução ao Mundo das Trevas; Palestrante: Bruno “Chuva”;
  • 2 – Espaço para perguntas e debate;
  • 3 – Sorteio de brindes;
  • 4 – Narração de aventuras baseadas no tema escolhido.
  • O evento começou às 15 horas e teve a duração de 6 horas.

O PÚBLICO

Tivemos neste evento o total de 63 participantes, um número bem próximo do encontro de janeiro. O mais interessante deste encontro foi que uma boa parte deste público não era o mesmo do anterior. O que nos levou a entender que Belém tem público RPGístico expressivo. O que falta é atiçarmos esse público a participar mais do cenário RPGístico da região. Portanto, acreditamos que estamos no caminho certo realizando esses encontros todo mês na Saraiva.

A TRANSMISSÃO AO VIVO

Neste evento de fevereiro nós transmitimos todo o encontro via internet, através do Twitcam. Foi uma experiência nova para nós, o qual trouxe bons frutos e a possibilidade de outras pessoas poderem nos acompanhar e também participar dando suas opiniões. Graças a essa ferramenta tivemos uma boa participação dos internautas, com direito a participação da Maria do Carmo Zanini, responsável pela tradução dos livros do Mundo das Trevas lançados pela Devir Livraria no Brasil.

Quem estiver interessado em conferir os comentários basta clicar em Twitcam RPG Pará ou acompanhar as novidades do blog em seu Twitter RPG Pará.

A PALESTRA

Com a duração de aproximadamente uma hora e trinta minutos, Bruno “Chuva apresentou aos presentes as características do Mundo das Trevas e seu sistema Storytelling, assim como apresentou de uma maneira geral os títulos que fazem parte de sua ambientalização.

Com um estilo descontraido, Bruno “Chuva” demonstrou domínio do tema e agregou à apresentação opiniões interessantes sobre o tema.

Colocamos à dispoição os slides da apresentação no formato do programa Power Point: baixar apresentação.

O DEBATE

Logo após a palestra foi aberto para o público um espaço de debate com perguntas e respostas sobre o tema exposto.

Devo dizer que algumas semanas antes do evento me aconselharam a não fazer debate sobre o Mundo das Trevas pois seria inevitável haver comparações entre o antigo e novo e por conta disso ocorrerem discussões acaloradas. Quando escutava esses conselhos, rapidamente vinha a minha mente as dificuldades de mediar o debate, o que me empolgava cada vez mais em continuar na realização dos debates. Não nos arrependemos.

Deixamos os presentes à vontade para realizarem suas perguntas e apresentar suas opiniões, assim como deixamos um espaço para que eles também respondessem as perguntas feitas. O público foi muito maduro e educado na transmissão de suas opiniões e argumentos, mesmo quando eram em desacordo ou desgosto ao novo Mundo das Trevas.

Muitas questões importantes foram levantadas sobre o Mundo das Trevas, dentre estas levantadas podemos citar:

  • Comparitivos de ambientalizações entre os do antigo e os do novo Mundo das Trevas;
  • Possibilidade de haverem injustiças nos combates com o novo sistema;
  • Dúvidas sobre o novo Changeling: The Lost e sobre Geist: The Sin-Eaters;
  • Esteriótipos x Flexibilidade de Interpretação.