Sobre Daemon 4a edição

From RPGWiki
Revision as of 23:12, 16 September 2021 by Daniel (talk | contribs) (→‎Em que pé estamos?)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigationJump to search

Marcelo Del Debbio tem se manifestado desde 2010 sobre uma eventual versão 4.0 das regras do Sistema Daemon, ou mesmo um Trevas 4ª edição. Se isto ocorrer, será feito pela comunidade, e centralizado aqui, na RPGWiki.

Segue algumas declarações públicas feitas pelo autor, elas são bastante contundentes. Atente-se às datas em que foram feitas:

3 Nov. 2010
Em Facebook (Grupo Trevas):
Primeiro vamos reorganizar todas as regras no formato WIKI. Passar a limpo as regras, classes, raças, perícias, nomenclaturas, poderes, etc... quando ficar tudo redondinho novamente, pensaremos em uma edição 4.0.
6 Dez. 2014
Em Facebook (Grupo Trevas):
(...) 5 - arrumei a RPGWiki... gostaria de gente pra organizar as regras do sistema livre lá, para que as regras online sejam as regras oficiais do futuro Trevas 4.0.
E, nos comentários:
(...) Penso que a wikipedia do site poderia ser o cerne do sistema 4.0... debateríamos as regras aqui mesmo e conforme estiver OK vamos incluindo lá (...).
10 Mar. 2018
Em Quinta Capa:
Minha vontade oficial é que o Daemon 4ª Edição seja uma Wiki de Referência e ser testado no digital apenas. Se funcionar 100% e estiver mesmo azeitado, ano que vem faremos um Trevas 5e.
Com as regras organizadas, aí sim valeria uma capa dura com cenário atualizado juntando os 5 básicos em um (Trevas, Anjos, Demônios, Vampiros e Spiritum).

Percebam que ele tem dito a mesma coisa desde 2010. Basicamente ele diz que ELE não fará uma 4ª edição. Ela será feita pela comunidade. Significa que se a comunidade não se mobilizar para fazer isso, ele também não fará. E tem repetido isso sistematicamente: em 2014 e de novo em 2018 (pela última vez).

E mais, a 4ª edição será um Wiki de Referência, e esta wiki é a RPGWiki. Só depois de colocado TODO o material das edições anteriores na wiki é que será feita uma 5ª edição impressa.

Em que pé estamos?

Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

Mateus, 22:14

No caso da 4ª edição, todos foram convidados a participar, pedido frequentemente reiterado no Facebook e mídias sociais, mas pouquíssimos se voluntariaram.

Em 2017 tivemos uma boa leva que se voluntariou e realizou um amplo trabalho. Por exemplo, todos os Aprimoramentos, dos principais livros da Daemon Editora e de autores independentes, foram transcritos para a wiki. E a transcrição ainda está sendo revista, porque é comum que o texto seja copiado com alguns erros.

Além disso ainda há muita coisa por fazer como, por exemplo, os Caminhos de Magia Luz e Trevas, ainda hoje estão incompletos. E muitos verbetes, de Perícias e Poderes estão ou incompletos e/ou mal formatados. O próprio conteúdo do cenário Trevas está incompleto.

Não se pergunte o que Daemon pode fazer por você, pergunte-se o que você pode fazer pelo Sistema Daemon.