Sobre Trevas 5a edição

From RPGWiki
Jump to navigationJump to search

Marcelo Del Debbio está ele mesmo trabalhando na 5a edição do livro Trevas desde o começo de 2021. O livro deve ser publicado ainda no ano de 2022 em comemoração ao aniversário de 25 anos do jogo (1997-2022). Esse é um anúncio oficial, feito pelo próprio autor em resposta à um membro do Grupo Trevas, no Facebook, pegando a todos de surpresa.

Sobre essa nova edição, não haverá modificações radicais no sistema, e o cenário em si será revisado apenas para se adequar aos novos eventos. O que houver de modificação nas regras será totalmente compatível com as edições anteriores do Sistema Daemon, já que a intenção nunca foi de invalidar nenhum material já lançado.

O novo Trevas será mais voltado para seres humanos lidando com sua própria vulnerabilidade face a um mundo sobrenatural que eles sequer compreendem. Sendo assim, abordagens com seres sobrenaturais ou épicos não farão parte desse novo Módulo Básico, a progressão de personagem vai respeitar os limites humanos dentro deste ambiente que não tem nada de hack'n slash.

Por hora, existem pouquíssimas pessoas com acesso a esse material já escrito, mas ainda em fase de produção e revisão e, seguramente, Henrique Santos é uma delas e, provavelmente, Hatalíbio Almeida deve ser outra.

Confirmação da notícia

Dois importantes autores da nova geração confirmaram a notícia por mais de uma vez no último ano nas redes sociais:

E aí, galera!
Tem um grupo no Discord com gente afirmando que o projeto do Trevas nova edição foi abandonado. Favor anotar o nome dos coitados para que se possa rir da cara deles no lançamento.
Gostem ou não, queiram ou não, acreditem ou não, uma nova edição do Trevas irá sair. Existem pouquíssimas pessoas com acesso ao material em produção e revisão, e eu sou uma dessas pessoas. Então, quando aparecer um pessimista achando que sabe das coisas, pergunte a si mesmo: "ele é o MDD? Ele é o Henrique_Morcego?". Se a resposta pra ambas as perguntas for NÃO, então essa pessoa está ERRADA.
Falou,
Henrique_Morcego

E, num comentário adiante, acrescentou:

Pessoal, não haverá modificações radicais no sistema, e o cenário em si será revisado apenas para adequar novos eventos até 2022. O que houver de modificação nas regras será totalmente conversível ao Daemon tradicional, já que a intenção nunca foi de invalidar nenhum material já lançado.

Em outro, mais adiante, deu mais detalhes:

Francisco, eu sei que o novo Trevas será muito voltado pra seres humanos lutando com sua própria vulnerabilidade em um mundo sobrenatural que eles sequer compreendem. Sendo assim, abordagens com seres sobrenaturais ou épicos não farão parte desse novo Módulo Básico, e pelo que eu sei a progressão de personagem vai respeitar os limites humanos dentro deste ambiente que não tem nada de hack'n slash.

Henrique "Morcego" Santos, Facebook (Grupo Trevas), 23 Jan. 2022

Procede!

Hatalíbio Almeida, Facebook (Grupo Trevas), 2 Mar. 2022

Mas e a 4a edição?

A posição oficial da Daemon Editora é de que todos os livros impressos, somados a todas às centenas de netbooks publicados até hoje são a 4a edição das regras, que está compilada aqui, na RPGWiki.

A maioria dos livros impressos publicados através da Daemon são da 3a edição (3.0) ou da 3a edição revisada (3.5) e a maioria deles é anterior a 2010. Quando a Daemon parou de dar suporte ao jogo, foi a iniciativa dos jogadores que manteve vivo o sistema, e era essa a intenção. Por isso, os netbooks desenvolvidos pela comunidade são e sempre serão considerados oficiais pela Daemon. Essas mudanças trazidas pelos netbooks atualizaram o sistema, permitindo que possamos considerar o conteúdo da RPGWiki como a 4a edição das regras. Alguns desses materiais eram tão bons que acabaram sendo impressos pela Daemon, notadamente Trevas - Campanha Épica (netbook de 2008, publicado em 2011), entre outros.

Segue algumas declarações públicas feitas pelo Marcelo Del Debbio que deixam isso bem claro:

Primeiro vamos reorganizar todas as regras no formato WIKI. Passar a limpo as regras, classes, raças, perícias, nomenclaturas, poderes, etc... quando ficar tudo redondinho novamente, pensaremos em uma edição 4.0.

Facebook (Grupo Trevas), 3 Nov. 2010

(...) 5 - arrumei a RPGWiki... gostaria de gente pra organizar as regras do sistema livre lá, para que as regras online sejam as regras oficiais do futuro Trevas 4.0.

E, nos comentários:

(...) Penso que a wikipedia do site poderia ser o cerne do sistema 4.0... debateríamos as regras aqui mesmo e conforme estiver OK vamos incluindo lá (...).

Facebook (Grupo Trevas), 6 Dez. 2014

Minha vontade oficial é que o Daemon 4ª Edição seja uma Wiki de Referência e ser testado no digital apenas. Se funcionar 100% e estiver mesmo azeitado, ano que vem faremos um Trevas 5e.

Com as regras organizadas, aí sim valeria uma capa dura com cenário atualizado juntando os 5 básicos em um (Trevas, Anjos, Demônios, Vampiros e Spiritum).

Quinta Capa, 10 Mar. 2018

A quarta edição já existe. É a soma de todos os netbooks e livros e regras produzidos até agora. Será uma quinta edição.

Facebook (Grupo Trevas), 18 Abr. 2021

Links externos