Tutor

From RPGWiki
Revision as of 18:16, 12 September 2021 by Daniel (talk | contribs) (→‎Arkanun e Trevas)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigationJump to search

Daemon

Livros: Trevas, Anjos: A Cidade de Prata, Jyhad: Guerra Santa, Trevas e Trevas - Campanha Épica.

Anjos e Jyhad

Nota: texto conforme
Anjos: A Cidade de Prata (3ª ed., 4ª imp., Ago/2011); OK [?]
Jyhad: Guerra Santa. de Dez/2004.
Tutor é o anjo, deus ou entidade que ensinou a Magia ao seu personagem. Se você desejar que ele ainda esteja com você, ensinando-o ou protegendo, este é o lugar certo para gastar seus pontos de Aprimoramento. O tutor, ou mentor pode possui até uma pequena biblioteca ou laboratório (que TALVEZ deixe você usar) e pode auxiliá-lo com algumas dúvidas. O Mestre possui liberdade total para definir a verdadeira história de seu tutor. Seus problemas, seus desejos e anseios, e seus objetivos (afinal, ele não iria ensinar Magia a você sem um bom motivo...)
2 pontos: seu tutor é uma criatura sobrenatural. Pode ser um anjo da Cidade de Prata, de Aasgard ou de Olympus, ou ainda um espírito de um mago morto. Seu tutor pode ainda ser um oráculo ou um espírito da floresta (um elementar de água ou terra) ou mesmo um vampiro ou uma fúria.
3 pontos: seu tutor pode ser um anjo mais poderoso ou até mesmo um arcanjo. Os motivos de um anjo ter descido dos céus e ensinado as artes místicas a seu personagem são tão obscuros quanto sua própria natureza. Geralmente, personagens com mentores de Edhen ou do Solarium tendem a se autoproclamarem mensageiros de Deus ou até mesmo messias (e portanto, merecem um tratamento “especial” da Inquisição, dos chezas e dos Captares). A maior vantagem destes tutores é que eles costumam acompanhar (de longe) o que seu pupilos andam fazendo (acompanhar, não auxiliar). E chegam até a descer dos céus para conversar com eles (muito raramente).

Arkanun

Nota: texto conforme Arkanun (3ª ed. rev., Abr/2004). OK [?]
Tutor é a pessoa que ensinou a Magia ao seu Personagem. Se você desejar que ele ainda esteja com o Personagem, ensinando-o ou protegendo, este é o lugar certo para gastar seus pontos de Aprimoramento. O Tutor, ou Mentor pode possuir até uma pequena biblioteca ou laboratório (que TALVEZ deixe o Personagem usar) e pode auxiliá-lo com algumas dúvidas. O Mestre possui liberdade total para definir a verdadeira história do Tutor. Seus problemas, seus desejos e anseios e seus objetivos (afinal, ele não iria ensinar Magia ao Personagem sem um bom motivo).
1 ponto: Seu Tutor é um humano. Ele ainda está vivo, e pode ou não morar com o Personagem. Pode possuir um laboratório ou biblioteca, ser um druida solitário que quase nunca é encontrado, ou ser um sujeito misterioso escondido nas sombras, que procura o Personagem quando interessar.
2 pontos: Seu Tutor é uma criatura sobrenatural. Pode ser um anjo de Paradísia ou um demônio de Arkanun ou ainda o espírito de um Mago morto. Seu Tutor pode ainda ser um oráculo ou um espírito da floresta (um elemental de água ou terra) ou mesmo um Vampiro ou uma Fúria.
3 pontos: Seu Tutor é uma criatura de Infernun. Ele pode estar escondido em uma caverna ou nas catacumbas de uma igreja e usar o Personagem como discípulo. Demônios de Infernun são os mais perigosos e não confiáveis de todos os mentores. Eles são traiçoeiros e tendem a pensar no próprio bem deles antes de qualquer coisa. E devem ter um bom motivo para ensinar as artes arcanas a um mero mortal. Apesar disso, são ótimas máquinas de matar e caso se interessem podem resolver muitos problemas para o Personagem (mas a que preço?).

Trevas

Nota: texto conforme Trevas 3ª ed. de Set/2001.
Tutor é a pessoa que ensinou a Magia ao seu personagem. Se você desejar que ele ainda esteja com o Personagem, ensinando-o ou protegendo, este é o lugar certo para gastar seus pontos de Aprimoramento. O Tutor, ou Mentor, pode possuir até uma pequena biblioteca ou laboratório (que TALVEZ deixe o Personagem usar) e pode auxiliá-lo com algumas dúvidas. O Mestre possui liberdade total para definir a verdadeira história do Tutor. Seus problemas, seus desejos, anseios e objetivos (afinal, ele não iria ensinar Magia ao Personagem sem um bom motivo).
1 ponto: seu Tutor é um humano. Ele ainda está vivo e pode ou não morar com o Personagem. Pode possuir um laboratório ou biblioteca, ser um druida solitário que quase nunca é encontrado, ou ser um sujeito misterioso escondido nas sombras, que procura o Personagem quando interessar.
2 pontos: seu Tutor é uma criatura sobrenatural. Pode ser um anjo de Paradísia ou um demônio de Arkanun ou ainda o espírito de um mago morto. Seu Tutor pode ainda ser um oráculo ou um espírito da floresta (um elemental de água ou terra) ou mesmo um vampiro ou uma fúria.
3 pontos: seu Tutor é uma criatura de Infernun. Ele pode estar escondido numa caverna ou nas catacumbas de uma igreja e usar o Personagem como discípulo. Demônios de Infernun são os mais perigosos e não confiáveis de todos os mentores. Eles são traiçoeiros e tendem a pensar no próprio bem antes de qualquer coisa. E devem ter um bom motivo para ensinar as artes arcanas a um mero mortal. Apesar disso, são ótimas máquinas de matar e caso se interessem podem resolver muitos problemas para o Personagem (mas a que preço?).
4 pontos: seu Tutor pode ser um anjo mais poderoso ou até mesmo um arcanjo. Os motivos de um anjo ter descido dos céus e ensinado as artes místicas a um mortal são tão obscuros quanto sua própria natureza. Geralmente, personagens com mentores de Éden ou Paradísia tendem a se autoproclamar mensageiros de Deus ou até mesmo Messias (e portanto, merecem um tratamento “especial” da Inquisição).

Trevas: Campanha Épica

Nota: texto conforme Trevas: Campanha Épica. de Ago/2008.
1 ponto: seu Tutor é um humano vivente que pode, ou não, morar com a personagem.
2 pontos: seu Tutor é uma criatura sobrenatural , mas cuja Escala Épica (EE) não ultrapasse 1 (Vampiros, Magos, Liches, Semideuses/Nephalins, Avatares, Fadas, Metamorfos, Espíritos, Súcubos/Íncubos, Hellspawns e Death Knights).
4 pontos: seu Tutor é um ser muito poderoso, porém pouco confiável e com no máximo EE 2 (Anjos, Anjos Caídos, deuses paradisianos, deusesarkanitas, senhores trevosos, Daemons, Djinns e os Demônios da Ars Goetia).
6 pontos: seu Tutor é um ser com poderes fora dos limites da imaginação humana, e muito perigoso por não se saber se ele é tutor ou manipulador do Personagem, possuindo EE máxima 3 (Álfar/Súlfidos antigos, Vanir e Deuses Celtas antigos, Asuras, Titãs, Gigantes do Fogo de Muspellsheim, Fomorians, Efreetis, Balrogs, antigos Dokkálfar, Limites e Fadas da Luz).
8 pontos: seu Tutor é uma das criaturas que ditam a realidade dentro de Satânia, com modus operandi completamente alienígena mesmo ao pupilo, portadores de EE máxima 4 (tenebritas, edhênicos, lamazuus e habitantes de Andlangr).
10 pontos: seu Tutor está fora dos grilhões do Aether, movendo-se livremente para outras Orbes e mantendo contatos com outras criaturas extra-orbitais, tendo EE máxima 5 (solarianos e outros extraorbitais).