XIV EIRPG

From RPGWiki
Jump to navigationJump to search
EIRPG-2006.jpg
  • Data: 1 e 2 de Julho de 2006
  • Local: Colégio Marista Arquidiocesano, Vila Mariana - São Paulo - SP
  • Convidado Internacional: Sean Punch (co-autor do GURPS 4ª Edição)

A fila era pequena e andou rápida no sábado, apenas para confirmar o que já se desconfiava: o primeiro dia seria mais vazio, talvez por conta dos dois jogos da Copa do Mundo que se realizariam naquele dia (entre eles, o jogo em que o Brasil acabou sendo eliminado). Ótima oportunidade, no entanto, para conhecer os belíssimos prédios do colégio, realmente um dos mais bonitos da cidade. Já o domingo trouxe fila e chuva, uma combinação que molhou muita gente do lado de fora. Em compensação o evento estava mais cheio lembrando os bons momentos dos EIRPGs anteriores.

O amplo espaço do colégio foi dividido em quatro grandes áreas: a primeira era a dos estandes das editoras, onde se encontravam também as mesas de jogos de carta, de miniaturas e a sempre lotada feira de livros usados. Montada no meio de uma quadra poliesportiva era curioso notar as pessoas sentadas nas arquibancadas assistindo o movimento de quem entrava e saía das lojas. E quase toda programação de jogos especiais de RPG foi lá. Além do tradicional Desafio D&D, tivemos esse ano a apresentação dos Jogos Jurássicos: quem passou por lá teve a oportunidade de conhecer RPGs clássicos como D&D 1ª edição, Call of Cthulhu, Warhammer, entre outros.

Os maiores estandes ficaram por conta da Devir e da Conrad, ambas trazendo seus lançamentos. A Devir lançou em português o jogo de cartas Munchkin, da Steve Jackson Games enquanto a Conrad colocava novos números de seus principais produtos a venda, com as versões encardenadas da HQ Sandman e os romances de Discworld (em 2007 nos cinemas!). O curioso é que ambas investiram pesado em quadrinhos – a Conrad com uma enxurrada de títulos e a Devir fazendo palestras sobre HQ dentro do próprio estande, com nomes de peso como Lourenço Mutarelli e Gabriel Ba.

A grande decepção do dia foi a falta do GURPS 4ª edição em português, que todos achavam certo o seu lançamento. Especialmente porque o convidado internacional foi o co-autor do livro e um dos maiores especialistas no mundo desse sistema, o canadense Sean Punch (você pode conferir a entrevista dele no portal da REDERPG).