File:DassSchuff.png: Difference between revisions

From RPGWiki
Jump to navigationJump to search
No edit summary
 
(12 intermediate revisions by the same user not shown)
Line 1: Line 1:
== Sumário ==
== Sumário ==
Autoria ainda desconhecida. Um autor contemporâneo{{ref|1|file=y}} aponta como sendo de [https://pt.wikipedia.org/wiki/Basilio_Valentim Basilius Valentinus] e datada de 1769.
Autoria ainda desconhecida. Um autor contemporâneo<ref>ROOB, Alexander. ''Alquimia y mística. El gabinete hermético''. Italia: Taschen, 2005. Página 158.</ref> aponta como sendo de [https://pt.wikipedia.org/wiki/Basilio_Valentim Basilius Valentinus] e datada de 1769.


A imagem é usada no [[Trevas]] 3.ed., página 5, Introdução.
A imagem é usada no [[Trevas]] 3.ed., página 5, Introdução.
Line 7: Line 7:
No círculo externo possivelmente se lê:
No círculo externo possivelmente se lê:


{{citação|Dass Schuss Himmel und Erden Element Menschen Thiere Kreuter und Metall und Bierte das Firmament mit Liehtern.}}
{{citação|Dass Schuff Himmel und Erden Element Menschen Thiere Kreuter und Metall und Bierte das Firmament mit Liehtern.}}


Possivelmente, porque a fonte alemã é similar à '''[https://www.dafont.com/gotyk-poszarpany.font Gotyk Poszarpany]''', o que facilitou a identificação da inscrição.
A fonte alemã em estilo gótico é muito similar à [https://www.dafont.com/gotyk-poszarpany.font Gotyk Poszarpany], o que facilitou a identificação da inscrição. Ainda assim, a tradução é muito difícil e ainda há dúvidas:


De qualquer modo, a tradução é muito difícil. Traduzindo palavra por palavra:
{{citação|Criou o céu e a terra, os seres humanos, os animais, as plantas e os minerais e encheu o firmamento de luzes.}}


{{citação|Aquilo/Aquele '''Schuss''' Céu e Terra Homens Animais Plantas e Metal ''e pintou o firmamento com luzes.''}}
A grafia antiga nos confundiu muito. A princípio pensamos que '''Schuff''' fosse ''Schuss'' (tiro, disparo), mas finalmente compreendemos que ''Schuff'' é a grafia antiga do atual [[Wiktionary:Schuf|Schuf]]'' (pretérito de criar) e então tudo fez sentido.


O único trecho que faz sentido como expressão é a última parte: ''pintou o firmamento com luzes''. Nos demais, é  difícl atribuir um significado lógico para aquela junção de palavras. E tem a palavra '''Schuss''', se é que ela foi identificada corretamente, porque a fonte alemã antiga tem grafia difícil de entender hoje em dia. Pode significar "dose, pitada", mas literalmente ela é mais usada hoje em dia significando "tiro" (de arma de fogo), ou corrida, no sentido figurado. '''Bierte''' também, como verbo significa "bebeu cerveja", mas algumas traduções pelo Google Translator indicam "forjou" ou "pintou", e ambos fazem mais sentido na frase.
A palavra [[Wiktionary:Bierte|Bierte]] também foi difícil: é o pretérito da primeira e terceira pessoas de [[Wiktionary:de:Bieren|Bieren]] que, por sua vez, é o Dativo Plural do substantivo [[Wiktionary:de:Bier|Bier]] (cerveja). Aqui é usado no sentido de fermentar, preparar, fabricar, encher etc. Sendo muito similar em sentido com o verbo [https://www.aulete.com.br/coalhar coalhar] (coagular) quando significa encher (fazer haver grande quantidade de algo em algum lugar).


https://de.wiktionary.org/wiki/Schuss
Assim, o propósito dessa frase, quando inserida no símbolo, é uma menção ao Deus criador: a frase está na orla externa, que é uma analogia à toda a criação, com o Homem no centro.


===Trindade Alquímica===
===Simbologia===
Para a Alquimia, toda e qualquer matéria existente no universo é formada por três substâncias únicas, que, unidas, formam a Trindade Alquímica. Simbolicamente, foram nomeadas como '''Sulphur''', '''Sal''' e '''Mercurius''' e tem uma estreita ligação com importantes fundamentos Alquímicos como a Árvore da Vida, Os Quatro Elementos da Natureza, o feminino, o masculino e o andrógino. Tornando-se indispensável para o entendimento de toda a jornada de um Alquimista. [https://alkhemylab.com/blog/as-tres-substancias-da-alquimia/ Ler mais em AlkhemyLab]...
Para a simbologia, favor consultar [[:File:MirabilitasNaturae.jpg]]. Lá foi bem detalhado, no fundo este diagrama parece representar a mesma coisa.


== Licenciamento ==
== Licenciamento ==
{{Domínio público}}
{{licença|Domínio público}}


== Referências ==
== Referências ==
{{references|1|
<references />
# ROOB, Alexander. ''Alquimia y mística. El gabinete hermético''. Italia: Taschen, 2005. Página 158.
}}
[[Category:Imagens]]
[[Category:Imagens]]

Latest revision as of 16:50, 12 February 2024

Sumário

Autoria ainda desconhecida. Um autor contemporâneo[1] aponta como sendo de Basilius Valentinus e datada de 1769.

A imagem é usada no Trevas 3.ed., página 5, Introdução.

Explicação

No círculo externo possivelmente se lê:

Dass Schuff Himmel und Erden Element Menschen Thiere Kreuter und Metall und Bierte das Firmament mit Liehtern.

A fonte alemã em estilo gótico é muito similar à Gotyk Poszarpany, o que facilitou a identificação da inscrição. Ainda assim, a tradução é muito difícil e ainda há dúvidas:

Criou o céu e a terra, os seres humanos, os animais, as plantas e os minerais e encheu o firmamento de luzes.

A grafia antiga nos confundiu muito. A princípio pensamos que Schuff fosse Schuss (tiro, disparo), mas finalmente compreendemos que Schuff é a grafia antiga do atual Schuf (pretérito de criar) e então tudo fez sentido.

A palavra Bierte também foi difícil: é o pretérito da primeira e terceira pessoas de Bieren que, por sua vez, é o Dativo Plural do substantivo Bier (cerveja). Aqui é usado no sentido de fermentar, preparar, fabricar, encher etc. Sendo muito similar em sentido com o verbo coalhar (coagular) quando significa encher (fazer haver grande quantidade de algo em algum lugar).

Assim, o propósito dessa frase, quando inserida no símbolo, é uma menção ao Deus criador: a frase está na orla externa, que é uma analogia à toda a criação, com o Homem no centro.

Simbologia

Para a simbologia, favor consultar File:MirabilitasNaturae.jpg. Lá foi bem detalhado, no fundo este diagrama parece representar a mesma coisa.

Licenciamento

Este arquivo ou página está em Domínio Público.

Referências

  1. ROOB, Alexander. Alquimia y mística. El gabinete hermético. Italia: Taschen, 2005. Página 158.

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current17:58, 29 March 2022Thumbnail for version as of 17:58, 29 March 2022351 × 351 (113 KB)Daniel (talk | contribs)Category:Imagens

The following 2 pages use this file:

Metadata