Tagmar

From RPGWiki
Jump to navigationJump to search
Tagmar1ed.jpg

Tagmar é um RPG brasileiro publicado em 1991 pela editora GSA. Ostenta o título de 1º RPG brasileiro. Na época, os RPGs eram importados e era necessário ter vários livros para jogá-los, Tagmar reunia tudo em um só livro: regras, bestiário, magia e ambientação. Com uma ambientação inspirada nos livros de J.R.R Tolkien, foi acusado pela revista Dragão Brasil de ser inspirado em D&D, mas na verdade era um sistema diferente.

O primeiro livro foi lançado no Centro Criativo Além da Imaginação, em Niterói, no Rio de Janeiro. Depois dele foram publicados cinco suplementos: O Arado de Ouro, O Livro de Criaturas, A Fronteira, o livro-jogo Estandarte Sangrento e O Império, contudo, a editora fechou as portas em 1997 e o sistema foi descontinuado. Sem uma editora para dar continuidade o Tagmar ficou estagnado.

Em Setembro de 2004, os autores do RPG Tagmar se reuniram, e em uma decisão histórica, decidiram liberar os direitos do jogo, desde que não fosse para fins lucrativos. A licença adotada foi a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Com esta resolução, um grupo de pessoas se reuniu e decidiu criar uma nova versão do Tagmar, nascia assim o Projeto Tagmar 2.

Após um ano de trabalho, em Setembro de 2005 foi lançado o Tagmar 2.0 através do novo site oficial do Tagmar. Esta nova versão tinha como principal ênfase a atualização das regras.

Em 2006 ele foi adaptado oficialmente para o Sistema Daemon: Tagmar II - Módulo Básico e Tagmar II - Livro dos Reinos.

Ao logo dos anos foram lançadas varias atualizações (Tagmar 2.1, 2.2 e 2.3) e em Maio de 2018 a terceira edição foi lancada com inúmeras mudanças, principalmente nas técnicas de combate, armas e habilidades.

Atualmente o Tagmar continua sendo desenvolvido pelo Projeto Tagmar e conta com mais de 30 livros lançados que podem ser baixados gratuitamente do seu site oficial.

Ver também

Adaptações oficiais para o Sistema Daemon:

Links externos